Atleta maranhense se consolidou como um dos principais nomes do arremesso de peso no Brasil, em 2024
Créditos - Agência NewCreate/Wellington Silva Morais no Instagram/Reprodução
Natural de Imperatriz, no Maranhão, Rayssa Leal vive estrelato e aclanação após a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. E ela não é a única representante da segunda maior cidade do estado nas Olimpíadas em 2024: nesta sexta-feira (2), Wellington Silva Morais – o Maranhão – disputa a medalha olímpica no arrepesso de peso.
A Federação Internacional de Atletismo confirmou a classificação do atleta para o evento esportivo no último dia 2 de julho.
Maranhão treinou na manhã desta quarta-feira (30) – em horário local – e, antes do preparo, enviou um depoimento à imprensa, falando sobre suas expectativas:
A experiência é boa, venho treinando muito bem, com a mente boa, a saúde mental em primeiro lugar. Agora é esperar pelo dia 2 [de agosto], algo muito especial na carreira de todo atleta.
MARANHÃO EM DEPOIMENTO ENVIADO À IMPRENSA
Segundo Welington, o anúncio veio por meio de um e-mail informando que ele havia alcançado seu objetivo de obter resultados expressivos até o fechamento do ranking mundial.
Welington deu um passo mais perto das Olimíadas no dia 16 de maio de 2024. Créditos – Wagner Carmo / CBAt
“Terminei em 20º do ranking, que é Olímpico. Fiquei feliz de ter alcançado essa posição e ainda estou contando”, afirmou o atleta na ocasião no anúncio.
Maranhão é considerado um dos principais nomes do arremesso de peso no Brasil. A modalidade conta com apenas dois representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos em 2024: o atleta do Maranhão e o catarinense Darlan Romani.
Com 1,85m e 116 quilos, Wellington pertence ao Esporte Clube Pinheiros e conquistou o Campeonato Sul-Americano Juvenil e Campeão Nacional.
Recentemente, Welington Maranhão disputou três edições do Grande Prêmio Brasil – conquistando a medalha de prata nas duas competições. Ele ficou atrás, justamente, de Darlan Romani – atleta que fez história em 4º lugar nas Olimpíadas de Tóquio, a melhor colocação brasileira na história da modalidade entre os homens.
Wellington alcançou a marca de 21,01 metros no lançamento, conseguindo o primeiro lugar no pódio da modalidade e levando a medalha de ouro para casa. Com esse resultado, o atleta conquistou a 4° melhor marca da história da América do Sul.