Quatro meses e 12 dias após a suspensão de todas as atividades com a participação de fieis devido a pandemia do Novo coronavírus (Covid-19), as paroquias da Diocese de Imperatriz retomaram na noite da sexta-feira(31), as missas presenciais.
Em todas as 33 paróquias diocesanas localizadas em 13 municípios da Região Tocantina foram adotadas medidas sanitárias rígidas de prevenção a doença.
A celebração teve uma referência especial ao Santo dia, Santo Inácio de Loyola, um dos mártires da Igreja Católica e XVII Semana do Tempo Comum, e foi um pouco diferente das demais devido as medidas de restrições social padronizadas para todas as paróquias como o distanciamento de dois metros entre as pessoas, apenas 30% da capacidade do local com a disponibilidade de álcool gel e medidor de temperatura corporal.
Na catedral de Nossa de Fátima, o bispo Dom Vilson Basso presidiu a celebração que foi marcada pela visível emoção das pessoas em retornar às missas presenciais.
Na paróquia de Santo Antonio, na Avenida Ceará, bairro Nova Imperatriz, o padre Ribamar Vieira admitiu que já estava com saudades das missas presenciais. Ele adiantou que o novo momento requer mais atenção e que cada um deve fazer sua parte.
“Tudo muito novo, ainda, não só para as pessoas, mas, também, para o sacerdote porque eu estava celebrando apenas missas on line”, avaliou o sacerdote.
O retorno das celebrações, segundo ele mostra que “as pessoas estão sedentas de aproximação, de receber a comunhão e de estar presentes, mesmo as imitações, mas certeza, mais felizes”,
Na celebração da paróquia do santo casamenteiro teve orientações antes e no encerramento com pedidos do padre para a saída de forma organizada do templo, com prioridade para quem estava, mais próximo das portas. Fieis e padre usavam máscaras que só foram tiradas por alguns instantes no momento da comunhão
Com o retorno das celebrações, todas as paróquias vão passar a ter missas diárias, de terça-feira a domingo em horários que vinham sendo adotados. Na Catedral de Fátima, as missas são às 6h30 e 19h e aos domingos as 6h30, 9h, e 17h e 19h.
Na igreja de Santo Antonio as celebrações são de terça a sexta-feira às 19h e no sábado às 7h e domingo, as 8h, 17h e as 19h. Após cada missa equipes fazem a higienização de bancos para receber os fieis.