Leptospirose, insuficiência renal e complicações neurológicas estão matando detentos
28/05/2020 23:37 em Policial

 

Detento em cadeira de rodas na "Cascavel"

 

A manchete é "Morre o 6º preso da Cadeia Pública de Altos" no Piauí, publicada pelo Jornal Meio Norte; Confira;

Adriano Adábio Paz da Silva estava internado desde o dia 6, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele foi um dos primeiros detentos a serem internados após as denúncias feitas por familiare ao Movimento Nacional de Direitos Humanos no Piauí– MNDH-PI.

No documento da denúncia, encaminhada pela conselheira Maria da Conceição Araújo, o relato feito pela tia do detento " uma vídeo chamada que fizeram para o meu telefone para ele falar com a família, por conta das visitas que não acontecem mais por conta do corona vírus, só que na ligação ele estava desesperado, pedindo pelo amor de Deus pra tirar ele de lá e levar ele para um hospital, porque já se encontra em uma cadeira de rodas, não consegue mais caminhar e está cheio de coceiras. Lá na cadeia eles não levam para o hospital, o rosto dele estava cheio de hematomas"

A última chamada de vídeo ocorreu no dia 29 de abril. Uma semana depois, o detento foi encaminhado ao atendimento de urgência com " quadro de fraqueza progressivade MMII (membros inferiores) e depois MMSS (membros superiores). Tetraparesia Flácida, Arreflexia". Adábio chegou a avisar aos médicos que outros detentos apresentavam os mesmos sintomas.

Até o início da semana, 33 detentos continuavam internados mas há suspeitas de que, mais de 100 internos da Cadeia Pública estejam doentes. Os exames laboratoriais indicaram que alguns estavam com leptospirose, apresentando os sintomas mais graves da doença, como insuficiência renal e complicações neurológicas. A doença teria sido provocada por contato com água contaminada com urina de ratos. Desde a descoberta do surto, até hoje 53 presos já passaram por hospitais e seis morreram por complicações associadas à leptospirose.

A Articulação do MDNH também protocolou um pedido de exumação do corpo do primeiro detento morto, Francisco Wellington para que a causa da morte seja divulgada. Em todas as mortes, mesmo sem registro de Covid-19, as famílias não chegaram a ver os corpos, que já tinham sido sepultados.

O Progama "Noticias da Boa" da TVJMN recebeu a foto de um detento, seguido do apelo desesperado da mulher, L. Ela pediu que o marido (foto) fosse levado a um hospital, já que ele também perdeu os movimentos inferiores e está com " inchaço nas pernas, além de hematomas pelo corpo".

Nesta quinta,28, a Secretaria de Justiça divulgou vídeos institucionais em que um homem aparece fazendo análise da água que supostamente é utilizada pelos detentos. A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada há apenas oito meses e apresentada como a " mais moderna do Piauí". Nesse período, computa o maior número de mortes e denúncias de torturas de detentos fazendo jus ao "apelido"  pelo qual é conhecida entre detentos, familiares e advogados: "Cascavel!

 

Fonte: Jornal Meio Norte

COMENTÁRIOS