EDUCAÇÃO: Alunos do Guilherme Dourado participam de evento científico universitário
Política
Publicado em 30/10/2019

Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal Guilherme Dourado apresentaram trabalhos na última sexta-feira, 25, na 3° Semana de Ciências Naturais, no Campus Avançado Bom Jesus da Universidade Federal do Maranhão. O evento é promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia e os trabalhos foram elaborados em conjunto com acadêmicos da graduação, que realizaram a residência pedagógica na escola.

Nas tarefas de cunho científico, os estudantes desenvolveram um microscópio de baixo custo e uma luneta astronômica, no objetivo de auxiliar o ensino de Ciências. Os dois grupos que executaram o projeto com os residentes apresentaram os resultados de todas as etapas por meio de banners. Além de expor para os participantes do evento, cerca de 60 alunos entre o 6º e 8º ano também foram prestigiar os trabalhos dos colegas.

Um dos realizadores do projeto da luneta, o aluno Kayro Sousa, comenta que a experiência de montar um empreendimento científico dentro da sala de aula foi inovadora, tanto para ele como para a turma. “Ficamos muito animados quando o professor chegou com a ideia, pois com isso aprendemos de uma forma diferente na escola. Antes tudo era só teórico, no livro, desanimador. Passei a gostar mais de ciências agora”, explicou.

Para o representante discente dos alunos da licenciatura da graduação, Eduardo Guilherme Cavalcante, é muito importante esse contato com a Educação Básica com a universidade e com os projeto científicos. “Desenvolver esses projetos é um desafio para os acadêmicos em formação. Proporciona prática para os professores e a diferente experiência de aprendizado para os alunos. Ao participar, os estudantes vão conhecer melhor a universidade e os projetos desenvolvidos”, declarou.

A Semana de Ciências Naturais é um evento organizado pela coordenação do curso e visa promover a divulgação cientifica. Durante quatro dias de programação, contou com a exposição de espécimes coletadas pelos acadêmicos, apresentação de projetos de pesquisa, palestras, minicursos e a visita dos alunos do Guilherme Dourado.

Comentários

Chat Online