Grupo Afrôs se prepara para voar - música do Maranhão no mundo
Variedades
Publicado em 29/10/2019

 

Em novembro de 2019, Afrôs realizará uma circulação pela primeira vez no Rio de Janeiro, em produção para o lançamento de seu próximo álbum, Ajé.

A banda realizará ensaios fotográficos, entrevistas, produçãoeconexões, como a gravação da música Carne Crua (de Cris Campos), pela cantora e compositora Rita Beneditto, para opróximo álbum de Afrôsque se chamará Ajé. Criação, ensaios, participações, encontros e trocas ainda estão previstosna agenda da banda pelas terras cariocas.

Com um show dançante, o grupo traz o último trabalho,Carne Crua, em homenagema artista maranhense Ana Duarte (assassinada em março de 2016). O show traz ao palco a leveza de Ana, que intercalava sua dança como índia do boi de Leonardo e os palcos do ballet clássico, apontando para a importância das mulheres em todos os lugares da sociedade, onde desejam estar.

As músicas do show evocam as mulheres de ofício e lideranças femininas, bem como divindades femininas das religiões de matriz africana, no diálogo do feminismo contemporâneo com feminino sagrado. Os tambores ecoam as sonoridades do tambor de crioula, bumba-meu-boi de sotaque de baixada, zabumba e ilha; cocos, tambor de índio,afrobeats e suas ressignificações quando comunicam com as pedaleiras, guitarra e contrabaixo.

Com 12 anos de trajetória, AFRÔS, é uma banda autoral de São Luís, que pesquisa e trabalha com a música afro-brasileira residente no Maranhão e Nordeste, em diálogo com os caminhos contemporâneos sonoros e criativos da música mundial. Tendo as mulheres na linha de frente, em especial na voz e percussão, Afrôsé Cris Campos, Fernanda Preta, JâniaLindoso (Tchubei), Melannie Carolina, Tieta Macau, Hugo César, Thierry Castelo, Zequinha Moura.

 

Afrôs iniciou recentemente uma campanha para levantar os valores referentes à hospedagem, alimentação e alguns custos de produção para a viagem que a banda fará ao RJ, mas como ainda não alcançamos a meta, nós e um grupo de amigos maravilhosos resolvemos fazer uma festa de halloween, com muito reggae da nossa diva e amiga querida Núbia, todo o swing do Bailão dos Fuleiros com Tiago Máci, Paulão e Totti Moreira, com a irreverente chifre music da Baré de Casco e mais todo axé de Afrôs que também emanará esse som antes de viajar para as terrinhas cariocas. Toda essa delícia será no dia 31/10, quinta feira, a partir das 20h, lá no Sinuca Bar, no Centro, e quem comprar o ingresso estará ajudando nas despesas que o grupo terá no Rio de Janeiro.

 

Trajetória:

A banda iniciou suas andanças pelo País em 2013, com show na Feira da Música em Fortaleza- CE. Em 2014 fez a primeira circulação nacional (Teresina, Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande, Belém, Palmas, Goiânia) com o show-cênicoInoromô através do prêmio SESC Amazônia das Artes. No mesmo ano a banda lançou seu primeiro registro fonográfico, o EP Afrôs, que ganhou o prêmio em 2016 de melhor CD de Cultura Popular, da Rádio Universidade FM.Em 2014 abriu o show de Zeca Baleiro no Réveillon da Avenida Litorânea, em São Luís, pelo Governo do Estado do Maranhão.Em 2015 a banda fez turnê nos Estados da Paraíba e Ceará levando o showInoromô, oficina de ritmos do Maranhão e a contação de história, Catirina, Mulher Arretada.No mesmo ano abriu o show da banda MetáMetá, na Mostra Sesc Guajajaras de Artes. Em 2017 lançou o novo show Carne Crua e lançou o single Alcantara Lua Cheia nas plataformas digitais. Recentemente participou dosfestivais: Elas (2017), festival BR 135 (2016, 2018), festival Lençóis de Jazz e Blues (2019).É fundadora e realizadora do festival Eita Piquena Arteira.

Comentários

Chat Online