Seguindo uma abordagem preventiva, na 13ª edição do Estação Saúde, a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Vale é integrar, entre os passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), ações educativas com foco na prevenção do câncer de mama e a oferta de testes rápidos para o diagnóstico do HIV e hepatite B e C. As ações em saúde beneficiam os usuários do transporte, entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25), no percurso entre São Luís e Açailândia.
Com o tema “Embarque nessa viagem de educação e saúde”, equipes da Saúde, músicos e atores da Companhia de Teatro Cambalhotas iniciaram, nesta quinta-feira (24), uma nova edição do projeto. “O mais importante dessa ação é que ela é mais um meio dessa população acessar a saúde. A SES leva sempre a prevenção a toda a população”, afirmou o superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Márcio Menezes.
Para a analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Alice Natalize, ações integradas possibilitam a promoção do cuidado da saúde do homem e da mulher. “O projeto está cada vez mais estruturado, temos cada vez mais satisfação em saber que o trem pode dar capilaridade e acesso a promoção e educação em saúde à população. Essa parceria com a SES mostra a potencialidade em trabalhar a empresa, a fundação e o poder público, levando saúde e promoção da atenção básica aos municípios do Maranhão”, completou.
Ao som de grupo de músicos e da performance dos atores da Companhia de Teatro Cambalhotas, os passageiros do trem recebem na ação orientações sobre nutrição, prática de exercícios, saúde bucal e saúde da mulher e do homem, garantindo acesso a serviços de verificação de pressão arterial, glicemia e teste rápido. As atividades também possibilitam o mapeamento de casos de hanseníase identificados ou suspeitos para serem encaminhados à rede pública de saúde.
Ana Sabrina Rodrigues, de 17 anos, natural de Marabá (PA), também participou da ação no ‘Vagão Social’. Viajando acompanhada da família, a jovem aproveitou os serviços oferecidos na ação. “Eu gostei muito do atendimento, achei que é uma boa ideia e acho que deve ser feito mais vezes. Aqui o atendimento é bom, as pessoas fazem de tudo para a gente se sentir bem confortável. Também achei muito divertido os atores mobilizando os passageiros para participar da ação”, disse.
Na Estação Saúde, estandes com kits de preservativos femininos e masculinos e cartilhas sobre diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. Na etapa de realização de testes para o diagnóstico do HIV e hepatite B e C, equipes especializadas efetuam o aconselhamento e a entrega dos resultados.
“Eles falaram sobre cuidados com a saúde, como prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, saúde bucal, saúde do homem [prevenção câncer de pênis e próstata] e da mulher [prevenção câncer de mama e colo de útero]. Informações preciosas para gente que não tem tanto tempo de buscar no dia a dia”, afirmou o passageiro Antônio Vilson da Silva Monteiro, morador de Itaituba (PA).