12 mil faltaram às provas da primeira etapa do PAES
21/10/2019 14:12 em Política

Mais de 54 mil pessoas seguem na disputa pelas 4.030 vagas ofertadas pela UEMA e 910 vagas para UemaSul. Na primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2020), realizada no último domingo (20), 18,85% dos candidatos foram considerados ausentes.

Segundo a coordenação do PAES, o número de faltosos se manteve na média dos anos anteriores. Na edição deste ano, 66.746 mil pessoas se inscreveram a uma vaga na Universidade Estadual do Maranhão.

As provas iniciaram às 13h e foram encerradas às 18h, em todo o Maranhão. Os candidatos responderam a uma prova constituída por sessenta questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o Ensino Médio. A previsão é que a lista de convocação para a segunda etapa do PAES seja divulgada a partir do dia 9 de novembro.

A presidente da Comissão do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES – 2020), Cristiana Pestana, destacou que o certamente aconteceu de forma muito tranquila. E o vice-reitor Walter Canales Sant´anna, reforçou a importância do ensino superior. “Diante dos números apresentados no PAES 2020, pudemos constatar a força do ensino superior, a força da nossa Universidade Estadual e todo o esforço que nós fazemos para que tenhamos cursos de qualidade e um melhor ensino ofertado a nossa população”.

Arthur Pereira Filho foi um dos candidatos que realizou a prova. Candidato a uma vaga para o curso de Arquitetura, ele disse estar confiante em passar para a segunda etapa que acontecerá no dia 24 de novembro. “Foi bem tranquilo o processo. O conteúdo estava dentro do que foi estudado. Agora é só aguardar”, comentou.

A estudante Ana Letícia Pereira, candidata ao curso de Medicina, também achou que fez uma boa prova. “No geral acho que deu tudo certo. Espero que tenha me saído bem porque tenho estudado muito”.

Isenção – Quem não compareceu aos locais de provas e estavam isentos do pagamento da taxa de inscrição só poderão inscrever-se no próximo PAES, na condição de isento, se justificarem sua ausência no presente certame.

O PAES 2010 foi realizado nas seguintes cidades: São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento. Já as provas da UemaSul acontecerão nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

A instituição disponibilizou desde domingo o gabarito preliminar das provas. A segunda etapa do PAES 2020 acontecerá no dia 24 de novembro, das 13h às 18h, em todo o Maranhão. Os candidatos aprovados para essa fase devem verificar os novos locais de provas por meio do site: paes.uema.br

UemaSul – Excepcionalmente, o PAES 2020 abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n.º 01/2019 entre as Instituições de Ensino Superior. Estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina – Campus Imperatriz, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras – Campus Estreito.

 

Fonte: O Imparcial

COMENTÁRIOS