A construção de um Viva, em Amarante, vai permitir acesso prático, rápido e gratuito a serviços de cidadania e documentação. A iniciativa vai acabar com a dificuldade das pessoas, que hoje precisam enfrentar de duas a três horas de viagem, para ter acesso a esses e outros direitos viabilizados pela unidade.
Construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Sinfra), o local conta com uma estrutura composta por espaços como banheiros, depósito, copa, recepção e quatro escritórios, todos incluídos nos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência física.
O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, falou sobre a importância do investimento na construção da unidade do Viva. “A chegada do Viva significa não só a emissão de documentos, mas a garantia de direitos. Significa mais dignidade para a população. São investimentos como esses que mostram que o Maranhão está no rumo certo”, enfatizou.
A lavradora Luzirê Leal conta da dificuldade enfrentada para emissão de documentação e que em breve será só lembranças. “Antes tinha que ir a Imperatriz. Saia daqui 5 horas da manhã para conseguir senha e depois tinha que voltar para buscar o documento. São quatro passagens. Fora despesa com alimentação e o tempo de viagem. Com esse Viva tudo isso muda”, contou.
Além de Amarante, a iniciativa vai atender outros municípios próximos, como Sítio Novo e Buritirana. A iniciativa traz ainda outros benefícios, como a valorização imobiliária e do comércio local. “Acho que vai ficar bom demais. Deixa nossa rua mais valorizada. O povo vai poder tirar documento. É bom demais”, avaliou o comerciante Avelino Pinto.
As unidades do Viva prestam serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.