Imesc realiza pesquisa em oito municípios da Amazônia Maranhense
06/09/2019 05:14 em Política

Profissionais do Imesc participantes da pesquisa 

 

 

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) realizou, entre os dias 18 e 28 de agosto, uma série de pesquisas em oito municípios maranhenses, como forma de compor a Enciclopédia dos Municípios Maranhenses – Região da Amazônia Maranhense. A publicação periódica faz um estudo das realidades regionais do Maranhão.

 

Entre os municípios pesquisados para essa edição do trabalho estão Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

O objetivo das pesquisas é realizar um diagnóstico dos municípios que compõem a Região da Amazônia Maranhense, coletar dados em campo, identificar pontos focais e realizar registro fotográfico.

“A pesquisa possui um escopo abrangente, compreendendo uma série de temáticas: símbolos municipais, processo de ocupação, caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo, transporte, além de diversificadas particularidades próprias de cada município”, afirma o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

Segundo Dionatan Carvalho, os dados coletados em campo já estão sob análise, e serão lançados conjuntamente com dados secundários catalogados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de outros órgãos que possuem dados relevantes sobre os municípios maranhenses.

“O presente diagnóstico [e posterior publicação] será uma obra importante, pois subsidiará diversos outros estudos em relação a estes oito municípios”, disse Dionatan Carvalho.

Enciclopédia Lençóis Maranhenses

O Imesc vai disponibilizar, nos próximos dias, a Enciclopédia dos Municípios Maranhenses referente aos Lençóis Maranhenses.

Atualizada e ampliada, o quinto volume da publicação oferece informações para o planejamento de ações com diagnósticos e prognósticos da região, além da análise dos potenciais econômicos, com ênfase na vocação turística da região.

COMENTÁRIOS