Dados do aplicativo Pardal apontam que o estado já recebeu 1.766 denúncias com os mais diversos tipos de irregularidades nas eleições municipais 2024
App Pardal - Foto: Reprodução
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do aplicativo Pardal, foram registradas 1.766 reclamações (até a manhã do dia 2) sobre as Eleições Municipais de 2024, no Maranhão. A capital, São Luís, registra a maioria delas, com 753 denúncias, seguida pelas cidades de João Lisboa, com 86, e Imperatriz, com 70.
A maior parte das denúncias está relacionada a vereadores (935), logo após, aparece a relativa a prefeitos (563), aos partidos/coligações/federações (263), aos vice-prefeitos (5).
A propaganda irregular em banner/cartaz/faixa aparece com a maioria das denúncias, com um percentual de 38%, o que corresponde a 547 em números reais; o bem público ocupa 11%; a internet é responsável por 10% das denúncias, evidenciando o desvio nas campanhas através das redes, ao lado do uso indevido de alto-falante/amplificador de som, também com 10%.
Os números de denúncias são atualizados a cada segundo, portanto, é provável que quando o leitor estiver lendo esse texto, já tenha aumentado. O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (dia 6).
O número de denúncias, feitas, em grande parte, pelo próprio cidadão, por meio do aplicativo Pardal, aumenta diariamente. Mas além do aplicativo, são apuradas denúncias também advindas das ouvidorias de órgãos como Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral.