Bel Mesquita lutava contra um câncer no pâncreas
Fonte: O Liberal
Bel Mesquita precisou ser internada em Belém na última semana (Reprodução/redes sociais/ @belmesquita1)
A ex-prefeita de Parauapebas Bel Mesquita morreu, nesta quinta-feira (19). Mesquita foi diagnosticada com câncer no pâncreas no final do ano passado, foi submetida a uma cirurgia, mas precisou ser internada na última semana, no Hospital Porto Dias, em Belém, com quadro clínico crítico.
Bel Mesquita foi a primeira e única mulher a ser prefeita de Parauapebas por dois mandatos, de 1997 a 2004. Ela também foi eleita deputada federal em 2006 e integrou as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, além de ter sido Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009.
A trajetória política de Bel Mesquita também inclui a nomeação como Secretária Nacional de Políticas de Turismo, no governo de Dilma Rousseff, cargo que ocupou até o ano seguinte.
Ana Isabel Mesquita Oliveira, nasceu em 24 de setembro de 1952 em Jundiaí (SP), São Paulo. Ela chegou ao município de Parauapebas no início dos anos 80, quando a cidade ainda estava em desenvolvimento.
O corpo de Bel Mesquita será transladado para Parauapebas ainda hoje, e o velório acontecerá no plenário da Câmara Municipal, onde a população poderá prestar suas últimas homenagens. A previsão é que o velório reúna autoridades locais, amigos, familiares e moradores, que irão reverenciar a memória da ex-prefeita.
O sepultamento está marcado para o final da tarde desta sexta-feira, 20, no Cemitério Municipal Jardim da Saudade II.
O atual prefeito do município, Darci Lermen, manifestou uma mensagem de pesar nas redes sociais pela morte de Bel Mesquita. “Hoje, o coração de Parauapebas está mais triste. Perdemos Bel Mesquita, nossa eterna prefeita, mas o que nunca perderemos é o brilho do seu sorriso e o legado que você construiu com tanto amor por essa cidade”, diz um trecho da homenagem de despedida.
Darci Lermen (Atual Prefeito) e Bel Mesquita (Ex Prefeita)