Wanderlei decreta emergência, autoriza contratação de novos brigadistas e entrega 25 veículos
Política
Publicado em 05/09/2024

Medidas visam fortalecer o combate aos focos de incêndio

Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou 25 novos veículos para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) durante evento realizado no Palácio Araguaia nesta quinta-feira (5). A medida faz parte de uma série de ações adotadas pelo Estado para fortalecer o combate aos focos de incêndio.

 

Na solenidade, também foi assinado o decreto que instaura situação de emergência em alguns municípios do Tocantins e outro que autoriza a contratação de mais 60 brigadistas para atuarem nas regiões atingidas, além da entrega de 481 computadores para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO).

 

"O Brasil inteiro tem vivido um momento muito difícil com os focos de incêndio e a seca prolongada; e, no Tocantins, não é diferente. Nós estamos trabalhando para combater e, nesse sentido, assinamos hoje [quinta-feira, 5] os decretos que viabilizarão recursos para os órgãos que estão no combate a esses incêndios, como também vamos aumentar o número de brigadistas e visitar os pontos que estão sofrendo com isso, para estarmos cada vez mais presentes no enfrentamento", destacou o governador Wanderlei Barbosa.

 

Recentes gráficos mostraram um crescimento de 121% na área queimada no Brasil. Só no mês de agosto, o Tocantins registrou 8.849 focos de incêndio. O presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus, reforçou que os veículos entregues facilitarão o trabalho de combate às queimadas.

 

"O Tocantins e outras localidades do país vivem esse momento realmente preocupante. Os carros entregues para o Naturatins serão muito importantes para que possamos implementar ainda mais medidas no combate às queimadas, nos municípios que mais são afetados", pontuou o gestor.

 

Com a entrega dos veículos, o Naturatins e os demais órgãos envolvidos no combate a incêndios estarão melhor equipados para enfrentar as queimadas ilegais. A articulação que assegurou as caminhonetes foi realizada pela Secretaria de Estado da Administração (Secad).

 

"O governo Wanderlei Barbosa é marcado por essa união de todas as secretarias. Hoje, inclusive, presenciamos mais um desses momentos, em que, em conjunto, poderemos intensificar o combate a incêndios, que têm gerado grande preocupação não só no Tocantins, mas em todo o Brasil", ressaltou o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica. 

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, enfatizou que os órgãos de fiscalização seguem unidos para combater os incêndios em todo o Tocantins.

 

"Nós unimos esforços para trabalhar sempre em conjunto, protegendo todas as áreas e atuando de maneira direcionada e otimizada. Essas viaturas entregues nos auxiliarão nesse sentido, fornecendo ao Naturatins, que integra o Comitê do Fogo, o necessário para aumentar ainda mais sua área de cobertura. O governador também autorizou a contratação de mais 60 brigadistas, então a expectativa é a de que poderemos seguir assim, combatendo os focos de queimadas no Tocantins", salientou o comandante-geral.

Fonte: AF Noticias

Comentários

Chat Online