Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural
Divulgação/Governo do Maranhão
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um pronunciamento apresentando os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é agora, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) fez o anúncio durante uma cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses estão situados em uma zona de transição entre os biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O local é famoso por suas paisagens deslumbrantes, com dunas de areia branca e lagoas de águas pluviais.
A UNESCO concedeu o título aos Lençóis Maranhenses por atenderem a todos os requisitos necessários, destacando sua importância ambiental e a necessidade de preservação. Os critérios avaliados incluíram a beleza excepcional e o status de fenômeno natural único no mundo.
Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural, juntamente com os seguintes locais:
China: Badain Jaran Desert - Torres de Areia e Lagos (Mongólia, província da China)
Brasil: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Reino Unido e Irlanda do Norte: The Flow Country (maior extensão de pântano da Europa)
Bósnia e Herzegovina: Caverna Vjetrenica (maior biodiversidade do mundo, localizada em Zavala)
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foram o único representante do Brasil na lista. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, espera-se que o local receba ainda mais atenção para a preservação de seus recursos naturais e biodiversidade.
Belezas naturais dos Lençóis Maranhenses conseguem atrair turistas de várias partes do mundo. (Foto: Shutterstock )
Nesta sexta-feira (26), ocorreram os debates do comitê para a defesa da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um pronunciamento apresentando os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.
Após o momento de avaliação, os Lençóis Maranhenses foram anunciados oficialmente como Patrimônio Natural da Humanidade.
Acompanharam o governador na comitiva o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.