Por Raimundo Primeiro
Nesta quinta-feira, 18 de julho, a Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII) realizarão reunião para discutir sobre a segurança pública, principalmente no centro comercial de Imperatriz, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII).
A reunião será iniciada às 18h e vai acontecer no auditório da Loja Matriz do Armazém Paraíba, localizado na rua Coriolano Milhomem, Centro, ao lado do antigo Hotel São Luís, nas proximidades dos Calçadões da avenida Getúlio Vargas.
Os lojistas, com autoridades e a sociedade civil, estarão debatendo sobre o crescente número de assaltos e arrombamentos ocorridos nas lojas situadas nos Calçadões e nos demais corredores comerciais da área central.
A reportagem, o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Luiz Paulo Barros Marques, informa que a reunião contará com a participação do Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar, Forum Henrique de La Rocque Almeida, Guarda Municipal, Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Comando de Policiamento de Área do Interior e do Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça.
O onda de assaltos, além de prejuízos para os lojistas, preocupa a população, tendo em vista a frequente ocorrência dos delitos a transeuntes que circulam pelo centro comercial, notadamente nos horários considerados “calmos”, quando as lojas estão brindo e/ou fechando as suas portas.
Um lojista chegou a revelar ter se deslocado da residência dele, por diversas vezes, nas madrugadas, para verificar se o seu estabelecimento comercial não havia sido arrombado. Ou seja: “visitada pelos donos do alheio”, conforme frisou.
Ex-presidente da ALC, Manoel Marcone Marques contou que cerca de 15 lojas do centro comercial, notadamente do Calçadão, são arrombadas semanalmente. De um dos estabelecimentos comerciais, foram levados mais de R$ 50 mil, na semana passada. “O objetivo é encontrar soluções que visem amenizar o problema”, conclui o líder lojista.
“É importante salientar que o objetivo da reunião é buscarmos, em conjunto, construir uma solução para essa onda de arrombamentos que tem ocorrido no centro comercial de Imperatriz e que tem causado uma série de prejuízos e insegurança aos empresários”, enfatiza o convite assinado por Luiz Paulo Barros Marques (presidente da ALC), Leonardo Leocádio (vice-presidente da CDL) e Carlos Lucena (presidente da ACII).