Mortes por choques elétricos aumentam 13% em 2023. Eletricista morre em manutenção na zona rural entre Parauapebas e Marabá
Autor: Alessandra Gonçalves/ Com informações Portal Pebão
Baltazar Alves da Conceição morreu vítima de descarga elétrica durante o trabalho
O número de mortes por choques elétricos cresceu 13% em 2023 em relação ao ano anterior. As informações são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Ano passado, foram 674 vítimas fatais, contra 592 em 2022.
Na tarde da última sexta-feira (3), um eletricista identificado como Baltazar Alves da Conceição, de 27 anos, faleceu após receber uma descarga elétrica enquanto realizava manutenção em uma rede energizada na Estrada Vicinal 5, estrada de acesso ao Salobo, na zona rural entre os municípios de Parauapebas e Marabá.
Segundo informações, a equipe da empresa terceirizada da Equatorial realizava a manutenção da rede quando dois profissionais foram atingidos pela descarga elétrica. Eles estavam roçando uma vegetação que envolvia a fiação e poste, quando ocorreu a descarga.
Baltazar teve a vida interrompida aos 27 anos
O outro eletricista identificado como José Adriano da Silva Alves, foi levado ao hospital e não corre risco de morte.
Populares que passavam pelo local prestaram socorro às vítimas e tentaram reanimar Baltazar, sem sucesso. O Corpo de Bombeiros e uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e atenderam a ocorrência.
José Adriano foi levado ao hospital para receber atendimento médico
Devido à dificuldade de acesso à área, o socorro foi retardado. A equipe do Samu constatou o óbito de Baltazar e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Parauapebas para necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.
Baltazar era casado e deixa dois filhos, um menino de 3 anos e uma menina de 2.
Baltazar deixa dois filhos órfãos de pai
NOTA EQUATORIAL
Em nota, a Equatorial Pará lamentou profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (03) no município de Parauapebas, com dois colaboradores da Dínamo Engenharia, durante a execução de uma atividade de rotina. "Um deles infelizmente faleceu e o outro está no hospital e apresenta o quadro de saúde estável. A empresa informa que ainda apura o ocorrido, e que junto com a Dínamo Engenharia está prestando todo o apoio necessário às famílias dos colaboradores".