DE MARABÁ: Piloto de um dos maiores aviões do mundo, o A380, é paraense
Variedades
Publicado em 14/04/2024

O primeiro piloto brasileiro a comandar o Airbus A380, o maior avião de passageiros internacionais do mundo é marabaense. E ele voltou para casa, recebendo comenda da Câmara Municipal na semana do aniversário da cidade

Autor: Michel Garcia

 

Em março de 2017 o piloto marabaense fez a primeira viagem de Dubai para o Brasil comandando o gigante Airbus A380 

Marabá, município do sudeste do Pará, tem gerado filhos que acabam alçando ‘voos’ mais altos, quer pela vida profissional, estudos, ou outros motivos. Mas Marabá tem um apego, como o carinho de uma mãe, que acaba fazendo com que muitos destes filhos voltem para casa. Um destes é o piloto de avião comercial comandante João Anastácio de Queiroz Neto. O nome soa bastante familiar para os moradores da cidade, João Anastácio que é nome de rua e de escola, esta localizada na Folha 16, Nova Marabá.

 

O piloto, filho de Marabá, tem uma das profissões mais importantes dos tempos modernos, e foi o primeiro brasileiro a pilotar o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. A rota que ele fez foi Dubai, nos Emirados Árabes para Guarulhos em São Paulo pela empresa Emirates. O fato aconteceu há sete anos, em março de 2017.

 

 

João Anastácio Neto recebeu na quarta-feira (3) em uma sessão solene na Câmara Municipal de Marabá, uma homenagem pela passagem do aniversário de 111 anos de aniversário do município. Ele participou também na terça-feira (2) de uma entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com o jornalista Nonato Dourado. Fazia 20 anos que ele não vinha a Marabá.

 

Nascido em Goiânia e criado em Marabá, aos 11 anos se mudou com a família para Belém, foi um dos mais jovens pilotos de Boeing 767 da TransBrasil, aos 19 anos. Pouco tempo depois recebeu o convite para trabalhar na Varig, onde voou como primeiro-oficial até 2006, até que decidiu deixar o país em busca de novas conquistas.

: João Anastácio Neto em pleno exercício da profissão, enchendo de orgulho a cidade de Marabá

João Anastácio Neto em pleno exercício da profissão, enchendo de orgulho a cidade de Marabá

"Fui convidado para ir para São Paulo e lá dei prosseguimento na carreira, nos cursos de formação”, explicou salientando que nessa época surgiu o desejo de conhecer a viação internacional. “Naquela época não era uma coisa tão normal, haviam alguns amigos que tinham ido para a China, Holanda, poucos sabiam como fazer”, declarou.

 

Foi quando em 2007, surgiu a oportunidade de realizar esse sonho e ele partiu para os Emirados Árabes. “Fui morar em Dubai em 2007 e fiquei 13 anos lá, cheguei ao topo da minha carreira lá com o Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo, fiz o vôo inaugural para São Paulo que foi uma honra, um momento histórico”, disse.

João Anastácio Neto participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com Nonato Dourado

João Anastácio Neto participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com Nonato Dourado

Com a chegada da pandemia em 2020, cerca de 80% dos pilotos foram enviados de volta para casa e João Anastácio Neto foi para Belo Horizonte (MG) onde hoje pilota para uma família mineira, o Bombardier Global 6000, avião executivo à altura do Airbus A 380 que também faz rotas intercontinentais.

 

Com o retorno para o Brasil, João Anastácio Neto agora pode voltar a Marabá, para visitar a mãe que está idosa, parentes e amigos. “Foi muito bom ter voltado, optei por morar em Belo Horizonte, mas claro que venho sempre a Marabá”, salientou.

Fonte: Diário do Pará

Comentários

Chat Online