Tocantins tem 1 nota mil na redação do Enem 2023; escola revela nome do estudante
16/01/2024 20:54 em Variedades

Em todo o Brasil, apenas 60 estudantes conquistaram nota máxima na redação.

Por Eduardo Azevedo  (AF noticias)

Um estudante do Tocantins alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Outros 59 estudantes pelo Brasil também alcançaram o feito na última edição.

 

A escola particular Rede de Ensino Propósito (REP), de Paraíso do Tocantins, afirmou que o aluno nota mil é Matheus Almeida, um estudante da instituição. 

 

O professor de Redação da escola, Daniel Lino, compartilhou uma captura de tela exibindo as notas alcançadas pelo estudante, além de confirmar que o mesmo atingiu os 1.000 pontos na redação. O professor ainda destacou que a aluna Joana Siqueira também obteve um desempenho excelente na mesma disciplina, 960 pontos.

 

Tema da redação

Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: "desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". 

 

Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano", disse.

 

Mais informações

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

 

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame. 

 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.  

 

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

 

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

COMENTÁRIOS