Inmet alerta para chuvas intensas no Maranhão, DF e mais 11 estados
03/01/2024 21:27 em Variedades

O aviso permanecerá vigente até esta quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias

Por Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (3) sobre a ocorrência de chuvas intensas no Distrito Federal (DF) e mais 12 estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O aviso permanecerá vigente até esta quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias.

 

Segundo dados do órgão meteorológico, estão previstas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas por ventos que podem atingir velocidades entre 60 a 100 km/h. Dentre os potenciais impactos, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

 

Entre os estados afetados estão Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Pará, Rondônia e Tocantins, no Norte, e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

 

Diante desse cenário, o Inmet orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas. Além disso, recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

COMENTÁRIOS