A população precisa tomar cuidados redobrados com a saúde, já que nesta época do ano costumam aumentar os casos de virose
Por Bruno Menezes
Entre os sintomas, as pessoas podem sentir febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, nariz entupido e coriza
Casos de virose tem preocupado especialistas em infectologia. Segundo médicos, nos últimos dias houve um aumento considerável de pessoas doentes, o que alerta para a necessidade de cuidados da população.
O período do ano está inteiramente ligado com o aumento nos casos de infecção por vírus, devido às mudanças climáticas na região amazônica. Além disso, a proximidade das festas de fim de ano aumentam as viagens entre cidades, o que favorece a possibilidade de transmissão entre a população.
Este tipo de vírus que causa sintomas da gripe tem um ambiente propício para se multiplicar neste período de chuva, e as aglomerações aumentam a transmissão deste tipo de doença.
Pessoas mais vulneráveis
As pessoas mais vulneráveis são as idosas, crianças pequenas e imunossuprimidos (pessoas com HIV, com câncer, com doenças pulmonares crônicas, fumantes)”.
Para quem já tem comorbidades, a virose pode causar graves quadros de saúde.
É importante voltar com o uso de máscaras, principalmente se a pessoa estiver gripada. Pessoas que já possuem alguma doença obstrutiva crônica pulmonar devem usar máscaras e evitar aglomerações para não correr o risco de contrair o vírus.
Recomendações
- Não fazer uso de antibióticos;
- Tomar vacina contra a gripe e covid-19;
- Usar máscaras quando tiver sintomas de quadro respiratório;
- Fazer consulta médica nos casos mais graves;
- Manter boa alimentação e ingestão de líquidos;
- Lavar as mãos e evitar colocá-las na boca ou nos olhos;
- Evitar aglomerações.