CENTRO CULTURAL TATAJUBA: Imperatriz recebe a primeira exposição de Candido Portinari realizada no Maranhão
Variedades
Publicado em 08/12/2023

 “Portinarião – Uma exposição de Candido Portinari no Maranhão” apresenta obras do renomado artista conectadas à cultura maranhense e celebra os 120 anos do artista

Obra de Portinari. (Foto: Divulgação)

Ao entrar no Centro Cultural Tatajuba, a partir do dia 12 de dezembro, os visitantes terão a oportunidade única de imergir em um universo que entrelaça a riqueza da cultura maranhense com a arte de um dos maiores representantes da alma brasileira: o pintor Candido Portinari.

 

Os olhos visionários de Portinari capturam a essência da cultura, paisagem e tradições brasileiras, oferecendo uma experiência enriquecedora e inspiradora aos admiradores de sua obra. Aberta a toda a comunidade, “Portinarião – Uma exposição de Candido Portinari no Maranhão” será inaugurada em 12 de dezembro, às 17 horas, e poderá ser visitada até maio de 2024.

 

O centro cultural, localizado na cidade de Imperatriz, é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e tem apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 

Com a mostra, o Centro Cultural Tatajuba se torna a primeira instituição cultural do Maranhão a receber uma exposição de Candido Portinari em parceria com o Projeto Portinari. Em 1998, obras do pintor estavam programadas para serem exibidas em São Luís e, no entanto, a mostra não se concretizou.

 

Hoje, compreendo que a estreia deste renomado artista no Maranhão estava destinada a ser em Imperatriz. Isso significa trazer para nosso público uma poderosa ferramenta educacional, reforçando, ainda, suas contribuições para a Cultura, a Educação e o Turismo de Imperatriz e do Maranhão, como também criar possibilidades para integrar nossa cidade ao circuito nacional de exposições”, comenta Solanda Steckelberg, fundadora do Centro Cultural Tatajuba.

 

Além de Imperatriz, a trajetória de Portinari também irá reverberar em João Lisboa, na comunidade de Bom Lugar. Com os esforços do Padre Ernane, será criada a Sala de Artes Maria Candida, um espaço integrado à Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael. A sala receberá o nome da filha de João Candido Portinari, único filho de Candido Portinari.

Obra de Portinari. (Foto: Divulgação)

Portinari e o Maranhão

Concebida pelo Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari e realizada pelo Centro Cultural Tatajuba, a mostra oferece aos visitantes a oportunidade de conhecerem 44 obras do artista em impressão giclée.

 

A impressão giclée é uma técnica sofisticada de impressão digital que utiliza microjatos de tinta, papéis específicos e tinta de longa duração. O processo resulta em impressões de altíssima qualidade, cujas imagens se apresentam com o máximo de detalhes.

 

Em “Portinarião”, os moradores de Imperatriz poderão ver trabalhos representativos da obra do artista. “’Portinarião – Uma Exposição de Candido Portinari no Maranhão’ representa mais um passo do Projeto Portinari em sua missão de levar a arte onde o povo está. Esta exibição inédita propõe um diálogo entre a rica cultura maranhense e o trabalho imortal e sempre atual de Candido Portinari. Ficamos muito honrados em poder apresentar essa mostra comemorativa dos 120 anos de Portinari no Centro Cultural Tatajuba, na cidade de Imperatriz. Esperamos que toda a população sinta toda a emoção e carinho que dedicamos a esta ação”, diz Guilherme de Almeida, coordenador-geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari.

 

Integrando a exposição e enfatizando a conexão com a cultura maranhense, o artista visual Miguel Sousa foi convidado para produzir elementos cenográficos que retratam a tradição do estado, como os fofões, o bicho terra, o papagaio ou a arraiá e o boi.

* Com informações da Assessoria

Comentários

Chat Online