ALERTA AMARELO: Pancadas de chuva podem atingir mais de 15 cidades do Maranhão nesta 2ª-feira
20/11/2023 06:44 em Variedades

 

Inmet publicou um alerta amarelo de chuvas intensas para o oeste e sul maranhense

 

MARANHÃO - Muitas nuvens em todos os Estados que compõem o Nordeste nesta segunda-feira (20). Pancadas de chuva com possibilidade de trovoadas isoladas nas áreas do sul e norte do Maranhão, sudoeste e sudeste do Piauí e extremo oeste da Bahia.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo de chuvas intensas para o oeste e sul maranhense, que é válido até às 10h desta segunda-feira (20).

 

 

Alto Parnaíba, Balsas, Campestre do Maranhão, Carolina, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Porto Franco, Riachão, Sambaíba, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso.

 

 

Para estes municípios, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Instruções do Inmet:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

 

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

 

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Em casos de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas, a Defesa Civil do Maranhão recomenda os seguintes cuidados: se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo; evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias ou produtos químicos; e procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. 

 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil do Maranhão.

 

*Com informações do Portal Brasil 61 e Inmet

COMENTÁRIOS