Após 39 dias, 1ª fase da operação Canguçu chega ao fim com 18 criminosos mortos e 2 presos
17/05/2023 18:12 em Policial

PMTO vai manter barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência

 

A 1ª fase da Operação Canguçu chegou ao fim após 39 dias de intensa caçada aos criminosos suspeitos de envolvimento na invasão e ataque à cidade de Confresa, no estado do Mato Grosso.

 

Diante disto, a Polícia Militar do Tocantins realizará nesta quinta-feira, 18 de maio, às 16h, a recepção dos policiais que estão de volta a Palmas e também haverá uma coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral.

 

A 1ª fase da operação termina com a prisão de dois integrantes da quadrilha e 18 criminosos mortos após confrontos com as forças policiais. A PMTO considera que todos os infratores diretamente envolvidos no ataque foram capturados ou neutralizados. Outros três suspeitos estão presos por envolvimento com o apoio logístico.

 

A 18ª morte em confronto ocorreu no último sábado (13/5). O paraense de Marabá, Janiel Ferreira Araújo, de 43 anos, foi localizado próximo à fazenda Terra Boa e o Assentamento Barranco do Mundo, em Pium (TO). Ele estava com uma pistola calibre 9mm. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi baleado e chegou a ser levado para o Hospital de Marianópolis, mas não resistiu.

Em Confresa, os criminosos fortemente armados atacaram o quartel da Polícia Militar e deixaram a população aterrorizada. O grupo foi até a empresa de transporte de valores Brinks e explodiu o muro do local para roubar o dinheiro do cofre, mas não obteve sucesso. Em seguida, o bando fugiu em direção ao Tocantins dividido em seis carros, e então teve início uma grande operação policial.

Ao longo da operação foram apreendidas 18 armas, dentre elas dois fuzis .50 e 11 AK-47, carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas  

O Comando da PMTO afirmou que será mantida a 2ª fase da Operação, com barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência que atuará para identificar criminosos que possivelmente deram apoio ao restante da quadrilha.

"Seguimos a orientação para que a população continue colaborando com os trabalhos, informando quaisquer anormalidades", declarou a PMTO.

Serviço:

O quê: Encerramento da 1ª fase e recepção do efetivo da Operação Canguçu, com subsequente coletiva à imprensa
Quando: Quinta-feira, 18 de maio 2023
Horário: às 16 horas
Onde: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins

 

 

Fonte: AFnoticias

COMENTÁRIOS