Os estudantes Deryck Gouveia e Clara Lopes (Mari Rios/Governo do Tocantins)
Por Raquel Oliveira (Jornal do Tocantins)
Disputas seguem até o dia 30 de dezembro. Estudantes têm entre 11 e 17 anos e competirão em cinco modalidades
Paratletas do Tocantins já estão em São Paulo para as Paralimpíadas Escolares, a delegação com 53 atletas competirá a partir do desta quarta-feira (27) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB). Esse é o maior evento do mundo para pessoas com deficiência idade escolar.
Os alunos têm entre 11 e 17 anos, que competirão nas seguintes modalidades:
-Bocha paralímpica
-Natação
-Atletismo
-Parabadminton
-Tênis de mesa
A delegação é composta por 82 integrantes, incluindo paratletas, técnicos, staffs, fisioterapeutas e dirigente.
As competições seguem até o dia 30 de dezembro e a estudante de Porto Nacional, Clara Lopes de Abreu, da Escola Especial Eulina Braga, de 16 anos, e veterana na disputa nacional, planeja trazer muitas medalhas para a casa.
"Esse é meu último ano. Vou competir no arremesso, no salto e na corrida. Vou ganhar muitas medalhas", contou por meio de assessoria
O estudante estreante da competição, Deryck Gouveia, de 13 anos, da Escola Municipal Dom Aurélio Chinzzini, de Xambioá, disse por meio de assessoria estar animado para vencer a disputa.
"Estou muito animado. Vou me esforçar para ganhar muitas medalhas", relatou o estudante que possui um transtorno de nanismo.
A chefe da delegação tocantinense, Luciana Monteiro, disse estar confiante com os resultad dos atletas e acredita no potencial de cada um que está competindo.
Grupo de paratletas tocantinenses (Mari Rios/Governo do Tocantins)
Medalhas e quebra de recorde
No ano passado, o Tocantins conquistou 75 medalhas, sendo 24 ouros, 29 pratas e 22 bronzes nas Paralimpíadas Escolares . Os paratletas tocantinenses ainda quebraram oito recordes nacionais no atletismo.