PM do Tocantins tem deficit de 5.500 policiais, segundo o Ministério Público
16/05/2023 08:44 em Policial

MPTO recomenda convocação de mais 128 aprovados na PM e novo concurso com 1.575 vagas

 

Do AFnoticias

O Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) expediu uma recomendação, nesta segunda-feira (15), a fim de que o Governo do Estado promova ações para suprir o deficit de 5.575 policiais militares no Tocantins, visando atender à população de forma mais efetiva.

 

Dentre as medidas, o Gaesp orienta que, no prazo de 45 dias, seja realizada a convocação e nomeação de mais 128 candidatos aprovados no concurso público para provimento de vagas do Quadro de Praças Policiais Militares e que, no prazo de três meses, seja publicado edital de novo concurso, com oferta mínima de 1.575 vagas.

 

O MPTO ainda sugere a reativação de todos os destacamentos inativos da Polícia Militar, bem como a realização de todos os remanejamentos necessários para garantir a atividade de patrulhamento ostensivo no Estado do Tocantins.

 

A recomendação foi fundamentada nas informações colhidas no bojo de um procedimento administrativo, o qual identificou que, nos últimos cinco anos, houve 964 baixas na PM e a desativação de 80 destacamentos, dos quais 70 foram reativados, porém com desfalques de efetivo.

 

Assinam a recomendação os promotores de Justiça João Edson de Souza, Rafael Pinto Alamy e Saulo Vinhal da Costa, integrantes do Gaesp.

COMENTÁRIOS