Morre aos 83 anos o Radialista Rui Dourado
05/05/2023 14:02 em Variedades

Rui Dourado se tornou famoso no estado por seus programas Futebol de Meia Tigela, que abria as transmissões esportivas da Rádio Timbira. (Foto: Reprodução)

 

O radialista passou mal em casa e foi levado a um hospital local, onde veio a falecer

 

 

Ontem (4), o estado do Maranhão perdeu um de seus grandes nomes da radiodifusão. Rui Dourado, renomado radialista de 83 anos, faleceu em São Luís.

 

Ele se tornou famoso no estado por seus programas Futebol de Meia Tigela, que abria as transmissões esportivas da Rádio Timbira aos domingos, e Xeleléu, um quadro diário apresentado no programa Ronda Policial.

 

Segundo relatos, Rui Dourado passou mal em casa e foi levado a um hospital local, onde veio a falecer às 17h30.

 

Com vasta experiência em radiodifusão, Rui começou sua carreira no rádio como funcionário de um banco em São Luís. Ele trabalhou sem receber salário no início, apenas para aprender o ofício. Com o tempo, seu talento o levou a receber convite para trabalhar como radialista no estado vizinho do Piauí.

 

Rui Dourado voltou ao Maranhão durante a inauguração da Rádio Gurupi, onde iniciou o programa Futebol de Meia Tigela, que se tornou um marco na história da radiodifusão maranhense.

 

Neste programa, ele interpretava sozinho diversas vozes de personagens que interagiam entre si. Apesar das dificuldades para receber o pagamento, o programa possibilitou a Dourado ganhar dinheiro na época.

 

Dourado trabalhou em diversos estados nordestinos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Piauí. Ele lembra dos problemas que enfrentou com alguns ouvintes de Teresina, que não compreendiam os quadros cômicos do programa Futebol de Meia Tigela, como Canela de Pau e O Pior dos Piores.

 

Quando regressou ao Maranhão, Dourado se empregou na Rádio Timbira, onde permaneceu por várias décadas, chegando a ocupar a posição de diretor por três vezes.

COMENTÁRIOS