Da Redação com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Com as doses, o Estado irá vacinar idosos de 70 anos e Quilombolas. Das doses recebidas, 4.250 são da AstraZeneca e 22.800 doses da CoronaVac
O Tocantins recebeu na madrugada deste domingo, 21, em Palmas, mais 27.500 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 4.250 são da AstraZeneca e 22.800 doses da CoronaVac, que atenderão aos grupos prioritários já liberados para vacinação, além de ampliar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, para idosos de 70 a 74 anos e povos e comunidades Tradicionais Quilombola.
As populações Quilombolas serão beneficiadas com a imunização exclusiva da vacina AstraZeneca, pois o Ministério da Saúde está considerando possíveis dificuldades logísticas para o atendimento a estes povos, tendo a vacina da AstraZeneca/Fiocruz um intervalo de 12 semanas entre as doses, o que facilitaria o cumprimento do esquema vacinal.
Outra orientação constante no Sétimo Informe Técnico, de distribuição da vacina do Ministério da Saúde é quanto à aplicação das doses distribuídas por meio das 8° e 9° etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que deverão ser utilizadas em sua totalidade como D1. A orientação segue as pactuações tripartite, entre Estados, Municípios e Governo Federal.
“Estamos ampliando o número de imunizados, mas os tocantinenses ainda devem ampliar os esforços no combate ao novo Coronavírus. Devemos destacar que cada cidadão deve fazer sua parte, a pandemia não acabou e estamos vendo diversos Estados em dificuldades, e podemos evitar que isso ocorra no Tocantins, com o uso da máscara, os cuidados de higienização e o distanciamento social, evitando o máximo possível às aglomerações”, alertou o secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini.
Dados
Com as doses que chegaram neste domingo, 21, o Tocantins soma 194.100 doses recebidas. A última remessa, entregue hoje, será conferida pela equipe técnica da Gerência de Imunização da SES e distribuída no menor tempo possível a todos os 139 municípios tocantinenses.
Das 166 mil doses recebidas anteriormente, o Estado já distribuiu 119.844 e 89.449 já foram aplicadas, sendo 61.615 na primeira dose e 27.834 na segunda dose. O número de vacinados corresponde a 3,92% da população tocantinense.