Nesta sexta-feira, 19, Danilo Tigre, Presidente do Sindicato de Ópticos, Optometristas, Contatólogos e Ortópticos do Estado do Maranhão, esteve no gabinete da Câmara Municipal de Imperatriz, buscando amparo do Legislativo para a criação de um mecanismo que garanta a obrigatoriedade de profissionais optometrista nas óticas.
Hoje existe uma grande insatisfação por parte dos empresários, em função da abertura irregular de muitas óticas devido a lei da liberdade econômica, instaurada em 2019. A lei isenta a ótica de possuir alvará, e isso causa uma falta de fiscalização por parte da vigilância sanitária, fazendo com que empresas que possuíam técnicos ópticos demitam seus profissionais e muitas outras abram sem técnicos.
Há uma lei federal que expressa a obrigatoriedade de um responsável técnico dentro das óticas e os optometristas querem que seja garantida está prerrogativa.
O presidente da Câmara, Alberto Sousa (PDT), reconhece a importância desta ação para que seja assegurado o emprego destes profissionais e buscará os meios e o amparo legal, revendo a legislação para regularizar esta situação.