Ele conquistou dois mandatos na Assembleia Legislativa do Estado
Por AFnoticias
O deputado estadual constituinte do Tocantins, Lindolfo Campelo da Luz, 77 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19, em um hospital particular de Palmas.
Natural de Filadélfia, Lindolfo Campelo era também advogado e ajudou na elaboração da Constituição Estadual do Tocantins na 1ª Legislatura [1989 — 1991], logo após a criação do Estado, tendo sido reeleito para a 2ª Legislatura [1991 — 1995].
Em 1991, Lindolfo chegou a ser indicado pelo então governador Siqueira Campos para ocupar o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e renunciou ao mandato de deputado na época. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da criação do TCM e Lindolfo ficou sem o mandato parlamentar e também sem o cargo de conselheiro.
Curiosamente, o motorista de Lindolfo Campelo quando deputado lá na Assembleia de madeira em Miracema era Carlos Gaguim, ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-governador e hoje deputado federal.
Lindolfo deixa esposa dona Nailda Almeida da Luz, dois filhos Dênia Maria Almeida da Luz, Lindolfo Campelo da Luz Júnior e quatro netos: João Gabriel, Ana Clara, Artur, Victor.
NOTAS DE PESAR
Em nota de pesar, o deputado Olyntho Neto disse que Lindolfo foi um dos bravos homens que lutou muito durante a criação do Estado do Tocantins na formação da nossa constituinte estadual.
Já o deputado Jorge Frederico disse que Campelo teve seu nome gravado na história do Tocantins e foi uma das figuras representativas na construção do estado.
"Lindolfo foi deputado da constituinte, atuante, um político sério e dedicado, teve um papel muito importante na criação do Estado. Atuou junto com a União do Tocantins, trabalhou com boa vontade e prazer para o desenvolvimento do Tocantins", destacou Eduardo Siqueira Campos.
"Advogado, Lindolfo Campelo muito contribuiu, durante a criação do Tocantins, na elaboração da Constituição do Estado como Deputado Constituinte", destacou também o governador Mauro Carlesse.
5 de outubro de 1989: data da promulgação da Constituição do Estado do Tocantins, em Miracema / Foto: Arquivo Raimundo Boi