Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Caxias foram acionados pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-16, para vistoriar dois caminhões boiadeiros, que transportavam 22 bovinos cada.
Os policiais deram ordem de parada para os veículos e identificaram que os condutores das cargas transportavam os animais sem a documentação zoossanitária, exigida por Lei, que é a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Segundo informações dos condutores dos veículos repassadas aos policiais, os animais seguiriam para um abatedouro em Timon e para uma propriedade rural em Coelho Neto. Por não estarem com a GTA, a Unidade Regional da AGED de Caxias foi acionada para tomar as medidas cabíveis à ocorrência.
A gestora da Unidade Regional da AGED de Caxias, Nádia Medeiros informou que, após a apresentação das GTAs, os animais foram liberados para seus respectivos destinos.
“Com o objetivo de confirmarmos a veracidade dos fatos, fiscais estaduais agropecuários dos escritórios da AGED de Timon e de Coelho Neto se deslocaram aos respectivos estabelecimentos rurais para constatar a chegada dos animais. Além da ausência de documento de trânsito, as cargas não estavam acompanhadas de nota fiscal e o Posto Fiscal Especial de Timon também foi acionado, para realizar os procedimentos fiscais pertinentes aos fatos”, explicou a gestora.
A Guia de Trânsito Animal representa a idoneidade sanitária dos animais, pois fornece informações importantes inerentes à saúde e principais vacinas administradas nos mesmos. A GTA também permite ao Serviço Veterinário Oficial rastrear tanto a origem quanto o destino dos animais transportados, possibilitando a adoção de medidas emergenciais em caso de surgimento de algum agravo sanitário.