Taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 89,09% nesta sexta-feira (26), segundo a Secretaria de Saúde (SES). Na Grande Ilha de São Luís, taxa de ocupação de leitos chegou a 91,19%.
Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, chegou a 100% de ocupação de leitos clínicos ou de enfermaria para a Covid-19 nesta sexta-feira (26), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Com pouco mais de 250 mil habitantes, o município possui apenas 106 leitos clínicos mantidos pelo governo do estado. Por ser localizada uma área estratégica, Imperatriz também recebe pacientes de outras cidades da Região Tocantina.
A situação também é alarmante em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade, que chegou nesta sexta, a 89,09% de ocupação. De 55 leitos, apenas seis estão livres.
Na quinta-feira (25), o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, afirmou por meio de uma rede social, que Região Tocantina está vivendo 'sua pior fase' desde o início da pandemia. Devido a falta de leitos para a internação, pacientes estão sendo transferidos para São Luís.
O governo do Maranhão afirmou, que nos próximos dias, deve abrir mais 60 leitos na cidade que serão instalados no Hospital de Campanha, que ainda será inagurado. Para tentar controlar a situação epidemiológica na cidade, a Prefeitura emitiu um decreto para restringir o funcionamento de bares, casas de eventos, restaurantes e similares até às 23h.
Por G1 MA