Joaquín Cifuentes ensinava ciências econômicas na Universidade Federal do Tocantins e também trabalhava na Secretaria de Fazenda
Morreu neste sábado (13), aos 69 anos, o professor da Universidade Federal do Tocantins Joaquín Eduardo Manchola Cifuentes. Ele lecionava no curso de ciências econômicas, em Palmas. Cifientes lutava contra a Covid-19, mas acabou não resistindo. Além das aulas na UFT, o professo trabalhava também na Secretaria de Fazenda (Sefaz), no departamento que cuida das informações socioeconômicas do estado.
A UFT lamentou o falecimento de Cifuentes e lembrou que o professor, que era natural da Colômbia, se formou em estatística no fim dos anos 1970 pela pela Universidade Nacional daquele país. Ele teve ainda contribuições em diversas universidades internacionais, inclusive com mestrado em teoria econômica pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) em 1989 e doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).
No Tocantins, as principais contribuições de Cifuentes foram na área da pesquisa e como escritor. Ele foi um dos pioneiros na elaboração do Atlas Estatístico do Estado do Tocantins. Atuou no desenvolvimento de planos regionais e na avaliação de impacto dos projetos do Banco Mundial. O professor é autor do livro "Agronegócio e Acumulação por Espoliação: enclave da soja em Campos Lindos", publicado pela Editora da UFT em 2017.
Cifuentes estava internado há cerca de 15 dias em um hospital particular. Ele deve ser enterrado no fim da tarde em um cemitério de Palmas.
Fonte: G1-TO