O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificou uma nova variante do coronavírus em um morador de Goiás. Segundo o G1, a variante, chamada de P2, é diferente das cepas encontradas em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul.
O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou nessa 2ª feira (8.fev.2021) que a nova variante é estrangeira e que já estava circulando no Brasil. A análise feita pelo Adolfo Lutz não confirmou se a nova cepa é mais agressiva que as já conhecidas.
A análise feita pelo Adolfo Lutz revela que o caso é de uma reinfecção.
“Os dados dos sequenciamentos realizados apresentados, ficando confirmada, do ponto de vista laboratorial, a reinfecção pelo Sars-CoV-2 no Estado de Goiás, considerando tratar-se de linhagens/variantes distintas em amostras do mesmo paciente, com intervalo superior a 90 dias”, diz o resultado do laudo.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a variante brasileira originada em Manaus, chamada de P1, já está presente em pelo menos 8 países: Brasil, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, Coreia do Sul e Irlanda.
O ministro da Saúde da Argentina, González García, declarou nessa 2ª feira (8.fev.2020) que o país encontrou duas variantes do coronavírus em 4 viajantes que saíram do Brasil: a de Manaus e a do Rio de Janeiro.
Fonte: Poder-360