Com 95% das obras de estrutura física concluída, o Centro de Hemodiálise de Balsas está cada vez mais próximo de ser entregue aos pacientes da região. A previsão é que a unidade seja inaugurada no início de fevereiro. Com o equipamento, o Governo amplia a assistência aos pacientes renais crônicos de pelo menos dez municípios.
“Com a unidade de Balsas, iremos oferecer vagas em hemodiálise que contribuirão para diminuir o deslocamento dos pacientes a outros municípios. A previsão é que, depois de entregue, a estrutura funcione em regime de três turnos, sempre de segunda a sábado, recebendo pessoas via Regulação Estadual de Nefrologia da SES”, disse o secretário adjunto de Atenção em Saúde da SES, Carlos Vinícius Araújo.
O equipamento possui 250m² e integrará a rede assistencial destinada aos pacientes renais crônicos atendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Atualmente, os pacientes renais crônicos da região precisam se dirigir até Imperatriz para poder se submeter a sessões de diálise. O Centro de Hemodiálise de Balsas contará com 10 cadeiras e terá capacidade para atender até 60 pessoas por mês.
Assim que entregue, o Centro de Hemodiálise irá beneficiar, além da população de Balsas, outros municípios como Alto Parnaíba, Balsas, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.
O equipamento contará com equipe de profissionais como médico nefrologista, enfermeiro nefrologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnico de Enfermagem.
Além do trabalho em Balsas, a SES, em parceria com as secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Infraestrutura (Sinfra), segue com o projeto de expansão da rede estadual de saúde. A ampliação da rede de cuidados aos pacientes que precisam realizar o procedimento de hemodiálise segue sendo uma das prioridades na área da saúde. O próximo Centro de Hemodiálise será instalado em Presidente Dutra.