Vereadores usaram a Tribuna Freitas Filho para os discursos finais desta legislatura
Na última Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal de Imperatriz, realizada na manhã da terça-feira, 15, os discursos tiveram tom de despedida, agradecimento e alguns de ‘até breve’. Entre palavras de satisfação e gratidão, a emoção natural do fim de um ciclo e a sensação de dever cumprido prevaleceram.
Seguem abaixo as manifestações dos que utilizaram o espaço da Tribuna:
CHIQUIM DA DIFERRO (DEM)
Disse que iria apenas agradecer a Deus e a seus colegas vereadores que construíram uma história na cidade. Destacou que são cinco mandatos conquistados, vinte anos. Período em que criou muitas leis importantes para Imperatriz e que muitos vereadores perderam e depois voltaram.
Chiquim não foi reeleito, mas é o primeiro suplente do partido e tem grandes possibilidades de voltar para o parlamento, pois faz parte da gestão atual, vitoriosa na última eleição.
“É uma grande satisfação e eu agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de ser vereador, desde 2000. Conheci as administrações de Jomar, Ildon, Madeira e Assis. Para mim este atual foi o melhor prefeito e os 4 anos que virão serão ainda melhores. Nós que amamos Imperatriz queremos o melhor pra ela. Queremos que o prefeito acerte. Isto trará o bem para todos. Quero pedir também a meu Deus, que dê aos vereadores reeleitos e aos novos muita inteligência, para que busquem a paz e continuem lutando pelo melhor para esta cidade”.
SARGENTO ADELINO (SOLIDARIEDADE)
Agradeceu a Deus pela vida e por estarem todos reunidos. Disse que perder uma batalha não é perder uma guerra. A vida é construída de muitas batalhas e não podemos desanimar. Quem é perseverante na estrada da vida já é um vitorioso e ele assim se considera.
Exaltou a oportunidade de ter sido vereador, traçando os destinos da cidade, votando de acordo com sua consciência e em favor do povo.
“Não me arrependo das decisões tomadas, sempre estive ao lado da população. Aprendi muito e ninguém é dono da verdade. Dois anos foram pouco tempo, não consegui a reeleição, mas saio como um vitorioso, com a sensação do dever cumprido. Estarei sempre presente ajudando o município no que eu puder. A luta continua”.
Se despediu pedindo bençãos a todos que se reelegeram na cidade que ele escolheu para viver e constituir família, onde seu coração está e desejou que os novos vereadores saibam que tem uma grande missão: Legislar em favor do povo e do bem de Imperatriz. Finalizou com um Feliz natal e um grande ano novo para todos.
FÁBIO HERNANDEZ (PP)
Disse estar triste, mas ao mesmo tempo alegre com o encerramento da 18ª legislatura. Um momento de despedida e de festejar à vida. Agradeceu pelos 4 anos de convivência no parlamento, aos vereadores e ao presidente pela acolhida nesse primeiro mandato.
Falou de vários momentos marcantes, dos colegas de bancada. Espera que tanto quem se reelegeu como quem não conseguiu, não se distanciem. Declarou que toda autoridade é constituída por Deus e que todos devem sujeitar-se a ela.
Deu boas-vindas aos novos vereadores e agradeceu ao povo pela sua reeleição, que foi difícil em meio a uma pandemia, concorrendo com quase 500 candidatos.
“Muitas pessoas faleceram durante a campanha e quem venceu é duplamente vitorioso. Para aqueles que não retornaram, estamos a disposição e quatro anos passam rápido, vocês logo poderão estar aqui novamente. Que tenhamos sabedoria para fazer uma legislatura de paz e harmonia e que Imperatriz possa se desenvolver de forma geral. O município está crescendo absurdamente e talvez na próxima eleição já tenhamos segundo turno. É uma honra ser vereador desta ‘cidade referência’, somos quase deputados regionais. Um Feliz natal e próspero ano novo cheio de vitórias!”.
ADHEMAR FREITAS JR (SOLIDARIEDADE)
Subiu à Tribuna lembrando da sua chegada na Câmara. Agradeceu pelo aprendizado com todos. Citou cada um dos vereadores de forma especial, mas principalmente o presidente José Carlos, que o fez assimilar os meandros do legislativo com sua experiência e isso o ajudou a crescer como parlamentar.
“Se encerra a 18ª legislatura, e nesses 4 anos fiz tudo que podia por Imperatriz, na certeza de que fiz um bom trabalho. Obrigado a cidade por ter me reconduzido. Minha gratidão aos amigos, aos meus assessores de gabinete, a minha família e principalmente a meu pai, um grande mestre, que tenho um grande respeito, aquele com quem divido minhas angustias e alegrias, e se não fosse por ele eu jamais teria chegado aqui pela primeira vez. Mas também se não fosse pelo meu trabalho e minha coragem, jamais teria conseguido me reeleger. Muito obrigado Imperatriz!”
ALBERTO SOUSA (PDT)
Disse que o momento era somente de agradecimento a Deus, tempo de dizer obrigado, pois mais de 180 mil se foram por conta da pandemia, mas mesmo assim o parlamento não parou, esteve ativo tanto de forma presencial como remoto, e que a Câmara honrou seu compromisso com a cidade, fez o seu melhor com projetos, votações, e muito trabalho.
Agradeceu a todos os vereadores de forma individual e aos novos que estão chegando no legislativo.
“Minha gratidão aos assessores, aos servidores da casa e a imprensa. Através de vocês é que nossa voz chega onde precisa, para que as pessoas saibam como cada parlamentar se comporta. Estamos eleitos e reeleitos. O povo espera o resultado dos nossos mandatos e que nós possamos construir juntos as condições de fazer o nosso melhor, a boa política, na certeza de que tudo é no tempo e na vontade de Deus. Assis Ramos também fez o seu melhor dentro do que pôde fazer, por isso também se reelegeu”.
Homenageou a todos os funcionários em nome da servidora Marinalva. Desejou um bom natal, um feliz ano novo e pediu que todos lembrem que o bem sempre vence tudo.
MAURA BARROSO (PROS)
Cumprimentou a todos, parabenizou os novos eleitos e informou que suas palavras seriam de gratidão a Deus, pois se ele fizer é Deus e se não fizer continua sendo Deus.
Disse ter feito seu trabalho com muito afinco, na missão de contribuir com a cidade. Foram muitas leis, indicações, e projetos em benefício da cidade, mas principalmente na política do idoso que foi ampliada com o enfrentamento a violência contra a pessoa idosa.
“Fiz meu papel e saio com a sensação de dever cumprido. Ficam os amigos, agradeço aos servidores que sempre me ajudaram, à minha equipe de gabinete que sempre me ajudou nos projetos para melhoria de qualidade do nosso povo. Aos reeleitos que Deus abençoe e dê sabedoria, para que Imperatriz continue se desenvolvendo. Deus é bom e sua gloria segue para sempre. Um feliz natal, um ótimo ano novo, bem diferente de 2020. Não fui reeleita, mas foram 1.176 votos de confiança. Muto obrigada Imperatriz!”
CARLOS HERMES (PCdoB)
O vereador também fez uma fala de agradecimento a Deus e a Imperatriz por ter permitido seu retorno para o terceiro mandato, algo que informou não ser nada fácil. Falou da sua história. Um nordestino vindo do sertão do Piauí há 26 anos, morador do Parque Anhanguera. Professor, filho de um motorista e de uma doméstica. Foi chamado de vereador de um único mandato, mas vem mostrando que a verdade é bem diferente.
“Zé Carlos será para mim um eterno professor e o melhor presidente, que abriu as portas do parlamento para a sociedade e tornou esta Câmara mais popular (Citou todos os vereadores).
Continuaremos com nosso mandato firme, fazendo o bom combate e lutando contra aquilo que não for bom para a cidade. Mantendo a responsabilidade e a coerência, levando nossa mensagem e defendendo sempre a população. Um Natal abençoado e um ano novo bem melhor, pois este é digno de ser esquecido. Um 2021 de muita esperança!”.
RICARDO SEIDEL (PSD)
Também fez agradecimentos a Deus, a sua equipe de gabinete, que o ajudou a ampliar sua votação e se reeleger, no que para ele foi a mais difícil eleição da história de Imperatriz, com o dobro de concorrentes e com uma dificuldade imensa devido à pandemia.
Reafirmou que o povo de Imperatriz reconheceu seu trabalho e o fez voltar para a casa de leis, pelos trabalhos significativos, os projetos e as lutas que mudaram a realidade de muita coisa na cidade.
Agradeceu aos amigos, pela satisfação de trabalhar na mesa diretora como secretário, o que lhe deu bastante experencia e a todos os vereadores sem distinção.
“Devemos refletir que este ano foi um período de vitórias e de muita força. As derrotas, as perdas, as mortes, os negócios fechados, mostraram o quanto nós somos fortes. Para todos os que perderam algo, entenda que aquilo que aconteceu este ano lhe trouxe apenas experiência, para recomeçar, com maturidade em 2021, para chegar mais longe. Muito obrigado aos colegas que me ensinaram e me ajudaram a ser o parlamentar que sou hoje. Aos servidores meu abraço e que Deus abençoe a cada um”.
IRMÃ TELMA
Louvou a Deus por estar ali, combateu o bom combate, guardou sua fé e continuará lutando. Para ela foi um grande aprendizado, vai deixando muitas amizades, aprendeu muito e agradeceu por estar com todos, nesses 4 anos. É grata a Deus, aos amigos, ao gabinete, a família e aos 948 amigos que votaram nela. Homenageou os trabalhadores da casa em nome da servidora Marinalva Santana, e reafirmou que para ela a Câmara é uma família.
“A vida segue, nosso trabalho de ajudar a cidade não pode parar. Não sei o que o futuro nos guarda, mas sempre vamos nos manter próximos. Me senti acolhida e fui muito bem recebida aqui. Minha gratidão e que Deus abençoe a todos”.
Agora os trabalhos relacionados a sessões ordinárias e a 18ª legislatura, estão definitivamente encerrados. Os vereadores reeleitos e os novos, retornam para sessões, avaliações e apresentações de projetos, votações, tribunas e solenidades no primeiro dia útil após o mês de janeiro, coincidente com dia de sessão, que será em 02 de fevereiro de 2021, uma terça-feira. Mas antes, dia 31 de dezembro acontece a posse, e na sequência a eleição da nova presidência e mesa diretora que vão administrar o próximo biênio (2021-2022).