Esses municípios assumiram o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade e mudar a vida de meninas e meninos
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu hoje (8) o Selo Unicef a 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes. As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social.
No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa, que compreendeu o intervalo de 2017 a 2020. No período, 1.735 municípios implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, que tem por objetivo mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar, isto é, que impedem crianças e adolescentes em idade escolar de frequentar as aulas.
Entre os requisitos, estão a busca por mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas.
Esses municípios assumiram o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade e mudar a vida de meninas e meninos.
Confira a lista dos 37 municípios certificados:
Afonso Cunha / MA
Alcântara / MA
Alto Alegre do Pindaré / MA
Bacurituba / MA
Bequimão / MA
Bom Jesus das Selvas / MA
Brejo de Areia / MA
Buriti Bravo / MA
Caxias / MA
Coelho Neto / MA
Colinas / MA
Duque Bacelar / MA
Governador Edison Lobão / MA
Guimarães / MA
Igarapé Grande / MA
Imperatriz / MA
Lago da Pedra / MA
Lagoa do Mato / MA
Matinha / MA
Mirador / MA
Nina Rodrigues / MA
Nova Iorque / MA
Nova Olinda do Maranhão / MA
Parnarama / MA
Passagem Franca / MA
Pastos Bons / MA
Paulino Neves / MA
Pinheiro / MA
Porto Franco / MA
Presidente Vargas / MA
Santa Luzia do Paruá / MA
Senador La Rocque / MA
Sucupira do Norte / MA
São José dos Basílios / MA
São João dos Patos / MA
Urbano Santos / MA
Vargem Grande / MA