Até quando uma pessoa com Covid-19 é capaz de transmitir a doença?
21/11/2020 04:57 em Política

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus não deixam de transmitir o vírus no momento em que os sintomas desaparecem, como muitos acreditam que aconteça

 

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus não deixam de transmitir o vírus no momento em que os sintomas desaparecem, como muitos acreditam que aconteça. A questão é saber por quanto tempo esse potencial de transmissão por pessoas já contaminadas pode ocorrer.

 

Também é importante dar enfoque àquelas pessoas que foram assintomáticas ou que tiveram sintomas muito leves e nem sequer sabem que já tiveram o vírus em seu organismo.

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins (EUA) considerou que o período de incubação seria em torno de cinco dias. No entanto, ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte das pessoas contaminadas pelo vírus apresenta indícios da Covid-19 antes do décimo primeiro dia.

 

A partir do momento em que os sintomas começam a diminuir, a probabilidade de se transmitir o vírus também diminui, apesar de ainda existir a possiblidade de contaminação aos outros, sendo por volta de 7 a 10 a mais (contando o primeiro dia de detecção dos sintomas). Além disso, o vírus tem a capacidade de continuar circulando pelo seu organismo, mesmo depois semanas após a recuperação, ainda que não possa contaminar mais outras pessoas.

 

No caso das pessoas que estão com o vírus mas são assintomáticas, essas também podem apresentar riscos de contaminação aos outros, possuindo o mesmo grau de vírus no corpo que casos sintomáticos.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% a 41% dos infectados podem ser pacientes assintomáticos, mostrando um quadro instável e incerto sobre a gravidade.

 

Apesar disso, é preciso ressaltar que pessoas que apresentem quadros mais sérios devido a infecção causada pelo coronavírus devem ficar aproximadamente 20 dias isoladas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

 

COMENTÁRIOS