Empresa de software visita o Tocantins para avaliar potencial tecnológico do Estado
20/11/2020 18:57 em Política

A vinda dos executivos é resultado da prospecção de novos negócios feita pelo secretário Tom Lyra, durante viagem ao Sul do país.

Com o intuito de conhecer de perto as potencialidades e abrir caminhos para a implantação de uma nova filial, os representantes da Senior Sistemas, Hermínio Gastaldi e Marcus Vinícius da Silva, foram recebidos na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), para uma série de visitas às universidades públicas e a instituições governamentais, como a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) e a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado.

A vinda dos executivos é resultado da prospecção de novos negócios feita pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, durante viagem ao Sul do país. Na ocasião os empresários se mostraram interessados no que foi exposto, e acolheram o convite para conhecer de perto tudo o que tem sido feito pelo Governo para fomentar a área de desenvolvimento tecnológico do Estado.

Referência nacional em tecnologia para gestão, a Senior tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, Relacionamento com Clientes, Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança. Atuando há 32 anos no mercado a companhia possui 11 filiais pelo Brasil, gerando cerca 2 mil empregos diretos.

A agenda de teve início com visita à Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), onde foram recebidos pelo vice-presidente executivo, Pedro Luís de Oliveira, que destacou o esforço que o Governo tem feito para o desenvolvimento das áreas de tecnologia. “Para viabilizar o desenvolvimento do setor, muito tem sido implementado, uma das iniciativas nesse sentido foi a criação da ATI em 2019, que muito tem contribuído para que os sistemas de gestão de informação do Estado sejam melhorados e estejam sempre a frente”, apontou.

De lá os executivos seguiram para conhecer o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), onde foram recebidos pelo Reitor da Instituição, Antônio Luz Júnior. Seguindo o roteiro de visitas empresários estiveram na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e foram recebidos pelo Reitor Luís Eduardo Bovolato e na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), onde se reuniram com o Reitor Augusto Rezende. O objetivo dessas reuniões é avaliar as demandas do setor de tecnologia e verificar a capacidade de formação de novos profissionais nessas instituições, já que hoje o setor sofre com a falta de pessoas qualificadas.

As visitas às instituições de ensino se mostraram muito proveitosas de acordo com o Diretor de Mercado, Hermínio Gastaldi. “Saímos do Tocantins encantados com o que encontramos por aqui, além de um mercado promissor para o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos um Estado que tem fomentado a formação de profissionais qualificados e prontos para serem absorvidos pelas empresas nos mais diversos postos de trabalho”, afirmou.

Os representantes foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Robson Menezes Ferreira, que apontou para a necessidade de implementar a cada dia mais empresas dispostas a firmar parcerias com o Estado para levar crescimento aliado ao desenvolvimento dos mesmos, o que é o caso da Senior.

Ainda no roteiro de reuniões, os empresários foram recepcionados pelo Secretário Executivo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Raimundo Cavalcante. O intuito da visita foi estabelecer uma linha de conversa com o município, já que a empresa tem interesse em viabilizar sua implantação na Capital.

Para o secretário Tom Lyra, a vinda dos executivos é a prova de que o Tocantins já se consolida como um dos estados mais promissores para a implantação de novas empresas e indústrias, assim como tanto busca o Governador Mauro Carlesse. “Temos uma gestão que tem trabalhado para atrair a iniciativa privada dos mais diversos setores produtivos para o Estado. O Governador Mauro Carlesse tem trabalhado nas mais variadas frentes, melhoramos ainda mais nossa logística, temos os melhores incentivos fiscais do país, mão de obra qualificada e excelentes universidades, enfim, o Tocantins é o lugar para quem deseja investir e crescer”, concluiu.

 

Nayna Peres / Governo do Tocantins

COMENTÁRIOS