PM deflagra Operação Eleições Municipais 2020 no Bico do
Política
Publicado em 15/11/2020

A Polícia Militar (PM) através do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Norte do Estado, deflagrou na noite da sexta-feira, 13, a Operação Eleições Municipais 2020, visando garantir a ordem pública e a paz social no decorrer do período eleitoral, que oficialmente ocorre neste domingo, dia 15, onde milhares de tocantinenses estão se deslocando até às urnas de votação para exercer seu direito como cidadão.

 

De acordo com a Ordem de Serviço (OS) assinada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis, a Operação Eleições Municipais 2020 acontecerá por meio do Policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo nos municípios que abrangem a área do 9º BPM.

 

A PM está atenta a diversas ações e comportamento de pessoas que queiram atrapalhar o processo eleitoral, e outros crimes, dentre eles, violadores da legislação eleitoral em geral; aliciadores eleitorais; indivíduos transportando eleitores de forma irregular; pessoas agindo em descordo com as regras sanitárias, colocando a própria saúde e a de terceiros em risco. E ainda, indivíduos causando perturbação ou quebra da ordem pública; pessoas encontradas armadas ilegalmente; comerciantes vendendo bebidas alcoólicas durante a vigência da Lei Seca, dentre outras.

 

Ainda conforme a OS, a Operação é alinhada com a Doutrina de Segurança Integrada e o Plano Integrado de Segurança das Eleições 2020, ambos da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bem como o Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicando-se ainda os instrumentos administrativos vigentes correlatos à prevenção, combate e controle da COVID-19 no âmbito da PMTO.

 

A Operação Eleições tem como supervisor o próprio comandante da unidade, tenente-coronel Reis. Em toda a área do 9º BPM que conta com 14 municípios, estão sendo empregados o efetivo geral, incluindo o operacional e o administrativo do 9º Batalhão e mais o reforço de cerca de 22 policiais militares oriundos do Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas. Toda a logística da Operação é visando de modo que no dia da eleição seja atendido todos os locais de votação com a execução de policiamento ostensivo a pé e/ou motorizado.

 

Comentários

Chat Online