Duas caixas com 198 frascos de perfumes importados de diversas marcas e cerca de 30 mil reais em produtos eletrônicos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Guaraí, na tarde da sexta-feira (28).
Conforme a PRF, as apreensões foram feitas durante abordagem de rotina realizada em ônibus de transporte de passageiros. Todos os produtos estavam despachados como encomenda.
No caso produtos eletrônicos, a PRF informou que o volume apresentava discrepância de peso com o descriminado na nota fiscal. Além disso, consta no documento que a encomenda transportada seria constituída de acessórios de pescaria, mas os policiais encontraram 2 iPhones 7 Plus 32gb, 3 Apple Watch Series 3, 2 MacBook Air de 13 polegadas e outras 5 caixas menores contendo peças e acessórios de celulares.
Questionados, os condutores do veículo alegaram que os produtos foram despachos como encomenda em São Paulo com destino a Teresina (PI) e que possuíam apenas aquela nota fiscal.
Os perfumes
Já em relação aos frascos de perfumes importados, a PRF afirmou que as duas caixas foram despachadas em São Paulo e tinham como destino Presidente Dutra, no Maranhão. Mercadoriatambém está avaliada em R$ 30 mil.
Na nota fiscal apresentada consta que cada perfume teria valor de 20 reais, preço incompatível com o verdadeiro valor de mercado dos produtos. Além disso, a empresa da nota fiscal referente aos perfumes não se encontra habilitada para atuar no comércio exterior.
A PRF disse que, a princípio, restou configurada irregularidade fiscal e possível crime de descaminho. As mercadorias apreendidas nos dois casos foram encaminhadas para a Receita Federal em Palmas.