Covid-19 no Tocantins: acompanhe o 32° boletim epidemiológico
Política
Publicado em 15/04/2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quarta-feira, 15, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou 09 amostras para Covid-19, com dois casos positivos para Palmas.

Um dos novos casos é de paciente do sexo feminino, 39 anos, sem histórico de contato com casos confirmados ou viagem para fora do Estado. O outro caso positivo é de paciente do sexo masculino, 38 anos, com histórico de viagem para Inglaterra e retorno no dia 13/04. Ambos apresentaram sintomas clássicos da doença e estão em isolamento domiciliar.

Após a emissão do Boletim de nº 31, na noite da última terça, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis notificou o primeiro caso positivo na cidade, de paciente do sexo feminino, 67 anos, diagnosticada em Imperatriz/MA após internação em hospital privado devido a problemas respiratórios.

A paciente está neste momento em isolamento domiciliar, em Tocantinópolis. Já o município de Araguaína descartou um caso diagnosticado via teste rápido na cidade.

A paciente teve piora do quadro clínico e necessitou de internação hospitalar, quando realizou coleta de swab, que foi encaminhado para o Lacen, que testou negativo para Covid-19 e positivo para Influenza B, via exame PCR de biologia molecular, com identificação do gene do vírus.

O Estado também registrou na noite de terça-feira, 14, o primeiro óbito por Covid-19 no Tocantins.

A paciente, Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, assistente social, servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, faleceu em um hospital particular da Capital, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19).

A servidora era hipertensa e havia sido o segundo caso confirmado do Tocantins. Diante dos números apresentados, o Tocantins contabiliza agora 29 casos confirmados de Covid-19, nas cidades de Palmas (19), Araguaína (05), Gurupi (01), Dianópolis (01), Cariri do Tocantins (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).

Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas das equipes de Vigilância municipais, até às 17h, somados aos exames realizados no Lacen. Casos notificados após este horário entram no boletim do dia seguinte.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br

Comentários

Chat Online