Serão 720 os leitos abertos após o aumento de número de casos verificado na última semana
Bruno Cecim - Agência Pará
O Pará vai começar a construir os quatro hospitais de campanha anunciados para os cuidados dirigidos a pacientes com a covid-19 a partir da próxima terça-feira (31), e oferecerá ainda, a partir de segunda (30) um aplicativo escolar para que alunos que estão com aulas suspensas tenham apoio didático em casa.
Os 720 leitos de hospitais de campanha para atender doentes paraenses da pandemia causada pelo coronavírus serão entregues a Belém, Santarém, Marabá e Breves, no Arquipélago do Marajó, até o dia 11 de abril, confirmou neste sábado o governador do Pará, Helder Barbalho.
As medidas foram anunciadas neste sábado (28), logo depois de a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) elevar a 18 o número confirmado de paraenses com diagnósticos para a covid-19.
Os dois últimos casos foram notificados apenas entre a sexta (27) e o sábado (28). O diagnóstico foi confirmado para um homem de 25 anos que mora na Itália, mas que viajou a Parauapebas para visitar sua família.
O segundo caso, também confirmado este sábado, é o de outro homem, e se configura uma transmissão local: ele contraiu a covid-19 em contato com outra pessoa que também já havia contraído a doença em Belém.
Casos ganham velocidade
Apenas do último dia 23 até este sábado (28), os casos paraenses de covid-19 confirmados saltaram de 5 registros a 18 notificações. Segundo o governador Helder Barbalho, isso faz com que seja necessário agora atuar fortemente para atenuar a evolução dos números paraenses, que ganharam uma aceleração nos últimos dias.
"Precisamos compreender que essa doença tem um ciclo, com um pico [de casos] e com uma descida. É fundamental agora agir para que esse pico seja o menor possível", asseverou Helder, se referindo também à últimas medidas tomadas pelo governo estadual para favorecer o isolamento social e evitar aglomerações no Estado.
"Vamos ficar em casa. Com menos gente circulando, menor será o contágio", disse o governador, lembrando que o primeiro caso de paciente contaminado pelo coronavírus no Pará foi registrado dia 18 de março, cerca de um mês depois do primeiro diagnóstico brasileiro.
Abertura de 720 leitos
O governador confirmou que os quatro hospitais de campanha para dar apoio ao atendimento durante a pandemia serão construídos a partir de terça-feira (31) em Belém, com previsão de entrega de 420 leitos, a serem dispostos no Hangar Centro de Convenções para o dia 6 de abril.
Em Marabá, os 120 leitos serão abertos dia 7. Em Santarém o hospital de campanha com 120 leitos será entregue dia 10. Em Breves, 60 leitos serão abertos dia 11 de abril (Breves).
Na tarde deste sábado, o governador Helder Barbalho já havia recebido os profissionais que irão implantar no Estado os hospitais de campanha a serem abertos aos pacientes que vierem a contrair o novo coronavírus.
Os técnicos chegaram nesta sexta-feira (27) de São Paulo para organizar a logística de montagem das estruturas.