PRF apreende carregamento de madeira serrada na BR-010 em Porto Franco
Política
Publicado em 27/03/2020

A apreensão se deu em abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal

 

 

 

PORTO FRANCO – Uma carga de madeira nativa serrada foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), na madrugada dessa quinta-feira(26), na BR-010, no município de Porto Franco, na Região Tocantina maranhense.  

O caminhão e carga permaneceram retidos no Posto PRF à disposição do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).

 

De acordo com a PRF, a abordagem de rotina se deu no Km 156 da BR-010, ocasião em que foi dada a ordem de parada ao condutor ao caminhão de cor cinza, e placa do Rio Grande do Norte.

No veículo viajava também um passageiro.

 

Os policiais solicitaram os documentos necessários ao transporte foram apresentados a nota fiscal e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa – GF3i, que se mostraram autênticas e concordantes, contudo, a inspeção da carga revelou algumas incongruências.

 

 

“Ambos os documentos informam tratar-se de 16m³ de madeira serrada, contudo, após a medição volumétrica realizada com a carga descoberta, chegou-se a 22m³, já descontados os 30% regulamentares.

O segundo ponto discordante diz respeito aos perfis transportados, NFe e GF3i informam que 7m³, cerca de 43% do total, seriam de caibro e ripa, perfis estes ausentes na carga transportada, além disso, constatou-se a presença de pranchas, as quais não constam dos documentos apresentados”, diz relato da PRF.

 

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida e o caminhão e carga permaneceram retidos no Posto PRF à disposição do IBAMA.

 

(Fotos: PRF-Divulgação).

Comentários

Chat Online