Coronavírus: Emitida recomendação à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares
Política
Publicado em 22/03/2020

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu, em 20 de março, Recomendação à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

O documento foi assinado pela promotora de justiça titular da 19ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde, Maria da Glória Mafra Silva, e orientou a elaboração de Planejamento Estratégico para garantir o abastecimento de hemocentros e hemonúcleos

Dentre as medidas a serem adotadas, estão a realização de coleta de sangue mediante agendamento, para evitar aglomerações de doares e não prejudicar a demanda espontânea de doação. A distância de segurança entre os doares, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, também deve ser garantida.

 

Além disso, nos casos em que os doadores que se prontificarem a realizar a doação de sangue o transporte deverá ser garantido pelo Hemonúcleo e Hemocentros. Outra medida é o contato, por telefone, com os doadores para informá-los da possibilidade de agendar a doação.

 

De acordo com a promotora de justiça, a Recomendação foi motivada pelo risco de desabastecimento dos estoques dos bancos de sangue.

Uma das medidas de prevenção para evitar o contágio pelo coronavírus é exatamente o isolamento social. Isso acarretará uma baixa nas doações de sangue, prejudicando o abastecimento de hemocentros e hemonúcleos. Nossa preocupação é garantir a segurança dos doadores e contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue”, afirmou Glória Mafra.

 

Fonte: CCOM - MPMA

Comentários

Chat Online