Sobe para 14 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão
15/03/2020 23:15 em Variedades

Informações foram divulgadas neste domingo (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até o momento, não há casos confirmados do Covid-19 no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou neste domingo (15) que subiu para 14 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, nove casos entraram para a lista e outros cinco foram descartados para COVID-19. Até o momento, não há casos confirmados no estado.

 

No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos quando divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo o último balanço do ministério, divulgado nesse domingo, seis casos continuam sob suspeita no estado.

 

Os casos suspeitos foram registrados em São Luís e Imperatriz e após serem notificados pelo Centro de Informações Estratégias e Vigilância em Saúde (CIEVS), foram colocados em isolamento domiciliar, conforme o protocolo. Segundo a SES, até o momento, 13 casos suspeitos foram descartados e dois excluídos.

 

As amostras dos pacientes foram recolhidas e encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA).

 

Os casos são:

 

Mulher, 38 anos, procedente de Fulda - Alemanha;

Homem, 19 anos, procedente de Del Leste Paraguay - fez escala em São Paulo;

Mulher, 58 anos, contato com caso suspeito de COVID-19;

Mulher, 24 anos, histórico de viagem França, Polônia, Portugal;

Mulher, 43 anos, contato com caso suspeito de COVID-19;

Homem, 44 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;

Adolescente, 17 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;

Adolescente, 14 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;

Adolescente masculino, 13 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;

Homem, 34 anos, procedente de Nova Iorque;

Homem, 31 anos, procedente de São Paulo;

Mulher, 58 anos, contato com suspeita;

Mulher, 24 anos, viagem pela Europa;

Homem, 21 anos, procedente de Imperatriz;

 

Por meio de nota, a SES afirmou que a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do COVID-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado.

 

Já o governador Flávio Dino fez um pronunciamento tranquilizando os maranhenses a respeito dos casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença.

 

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Por G1 MA — São Luís, MA

 

COMENTÁRIOS