'Não podemos ter pânico', diz Flávio Dino sobre coronavírus no Maranhão
Política
Publicado em 13/03/2020

Governador do Maranhão afirmou nesta quinta-feira (12) que o estado está alinhado com as orientações Ministério da Saúde em relação ao coronavírus, e pediu tranquilidade aos maranhenses.

 

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (12) por meio de uma rede social, tranquilizando os maranhenses a respeito dos casos suspeitos do novo coronavírus no estado.

 

De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença. Além disso, o governador aguarda a liberação de recursos imediatos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado e iniciou a preparação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com casos confirmados da doença.

 

Às 19h15, a Secretaria de Saúde (SES) atualizou o número e informou que cinco casos suspeitos da Covid-19 estão sob investigação no Maranhão e 10 já foram descartados.

 

“Nós não podemos nesse momento incorrer em dois extremismos possíveis, ou seja, de um lado nenhuma autoridade pública pode ser inerte, omissa e irresponsável. De outro lado, temos que ter tranquilidade, serenidade, firmeza e não podemos ter pânico. Estamos agindo em articulação com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações demandadas, aguardamos inclusive, que haja liberação de recursos imediatos e já demandamos isso, para que haja a ampliação e melhor preparação das redes estaduais de saúde sobretudo no que se refere a leitos de UTI, uma vez que nós sabemos que caso essa pandemia evolua em nosso país, teremos uma sobrecarga neste segmento da nossa saúde pública”, disse o governador.

 

 

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Comentários