Davinópolis: Após manifestação judicial, vereadores decidiram afastar José Rubem Firmo
07/03/2020 18:42 em Política

Após receber liberdade provisória, o vice-prefeito José Rubem Firmo (PCdoB) tentou assumir o cargo de prefeito de Davinópolis.

 

A tentativa aconteceu após o juiz da 2ª Vara Criminal de Imperatriz, Marco Antônio Oliveira, atender a um requerimento e retirar a medida cautelar que afastava José Rubem da prefeitura.

 

O juiz Marco Antônio Oliveira é o mesmo que revogou a prisão de José Rubem, na última quarta (4). No documento, o magistrado afirma que a decisão sobre afastamento cabe a Câmara de Vereadores.

 

"Dentre as medidas adotadas cautelarmente, consta o afastamento do cargo, como dito alhures, todavia, com o restabelecimento do status libertatis do acusado e encerrada a instrução criminal, encontrando-se o feito em fase recursal, entendo desnecessária a continuidade da medida que determinou o afastamento do acusado do cargo. Ademais, o afastamento ou não do cargo de Prefeito é inerente à atividade legislativa desenvolvida pela Câmara Municipal, órgão ao qual compete deliberar sobre a questão, por entender que se trata de questão interna corporis", afirma o juiz.

 

Após a decisão judicial, a Câmara de Vereadores de Davinópolis se reuniu em caráter de urgência, e segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Davinópolis, por sete votos a zero, os vereadores decidiram afastar José Rubem da prefeitura.

 

 

José Rubem estava preso pelo crime contra Ivanildo Paiva e recebeu liberdade provisória na última quarta (4), após decisão do juiz Marco Antônio. Ele também concedeu liberdade aos outros suspeitos de envolvimento no assassinato de Ivanildo, a exemplo de Antônio José Messias, Francisco de Assis Bezerra Soares, José Denilton Feitosa Guimarães e Willame Nascimento da Silva.

 

Na decisão, o juiz afirmou que não vislumbra conduta que venha subverter a ordem pública com a liberdade dos acusados, que não poderão se ausentar da comarca e serão monitorados eletronicamente por 100 dias. Todos também serão submetidos a júri popular.

 

Os Implicados 

José Denilton Guimarães, conhecido como "Boca Rica", que é mecânico

Willame Nascimento da Silva, policial militar do Maranhão lotado em Grajaú

Jean Dearlen dos Santos, o "Jean Listrado", que é pistoleiro, segundo as investigações

Douglas da Silva Barbosa, de 22 anos, também foi preso por suspeita de participação no crime.

No dia 22 de dezembro, Carlos Ramiro se apresentou na delegacia com um advogado e ficou preso por força de um mandado de prisão relacionado ao caso.

No dia 27 de dezembro, o empresário Antônio José Messias foi preso em sua própria residência.

 

G1-Maranhão

COMENTÁRIOS