Maranhão tem dois casos suspeitos do novo coronavírus oriundos da Europa
07/03/2020 18:19 em Política

Casos foram registrados em São Luís, mas ainda não foram oficialmente reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde.

  

A Secretaria de Saúde do Maranhão informou neste sábado (7) que investiga um segundo caso suspeito no novo coronavírus. Neste momento, dois casos suspeitos são monitorados e outros dois foram descartados.

 

No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

 

Coronavírus: veja perguntas e respostas sobre o Covid-19

Inteligência artificial, exames e sequenciamento genético: como estão as pesquisas das universidades sobre o novo coronavírus

O novo caso suspeito é referente a uma paciente de 28 anos, residente em São Luís, atendida em hospital particular. A jovem esteve em países europeus (Portugal e Espanha) e regressou ao Brasil no dia 26 de fevereiro.

 

Na sexta-feira (6), ela estava com quadro de tosse, febre baixa e dor na garganta. Os exames laboratoriais apresentaram resultados com parâmetros normais. A jovem foi liberada para isolamento e monitoramento domiciliar.

 

Outro caso

Nesta sexta-feira (6), a SES também divulgou outro caso suspeito. Se trata de uma mulher idosa, residente em São Luís, que foi atendida em hospital particular nesta quinta-feira (5).

 

A idosa estava com quadro de tosse, febre baixa e cefaleia. No último dia 2 de março, a paciente retornou de viagem realizada em países europeus (Itália, França e Espanha), que estão inseridos na lista de monitoramento para casos suspeitos do Coronavírus (COVID-19).

 

 

Para análise do caso, houve coleta de amostras de espécie nasal e oral para exames específicos. O Ministério da Saúde já foi notificado do caso suspeito, conforme Plano de Contingência do Novo Coronavírus da SES.

 

Considerando que a paciente não apresentou sinais de gravidade no quadro clínico, que necessitasse de internação, ela foi liberada para isolamento e monitoramento domiciliar, que está sendo realizado pela equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Estadual e Vigilância Epidemiológica municipal.

 

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

 

Por Rafael Cardoso, G1 MA — São Luís

COMENTÁRIOS