Katia Abreu quer 30% das vagas do alistamento militar para mulheres
07/03/2020 10:05 em Política

A senadora Katia Abreu (PDT-TO) apresentou uma proposta que prevê disponibilizar 30% das vagas do alistamento militar para as mulheres.

De acordo com a parlamentar, a proposta é uma forma de incentivar as mulheres que têm vocação ao serviço militar a servirem o país. Caso não haja demanda, as vagas serão destinadas aos homens. Atualmente, o alistamento é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade.

 

 

 

Tenho convicção de que as mulheres não vão fazer feio. Já estão nas Forças Armadas e tenho certeza de que só irão se alistar aquelas que têm vocação, as que conhecem a situação”, disse Abreu.

A proposta será incluída no projeto de lei 213/2015, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), irá examinar a matéria e deverá reapresentar o assunto para votação na próxima semana, em reunião da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

“Quem vai definir se manterá o número de jovens alistados serão as Forças Armadas. Se Exército, Marinha e Aeronáutica decidirem que precisam de um contingente de tantas mil pessoas, baseado em seus orçamentos, nós queremos 30% para as mulheres. Que despesa isso vai ter? É o mesmo salário. Só vai trocar o gênero na hora de receber o salário”, explicou a senadora.

Para este ano, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados em organizações.

COMENTÁRIOS