Está confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos teve seu teste para coronavírus atestado positivo neste terça-feira (25). Agora, Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo investigam o caso. Mais cedo eles aguardavam o teste de contraprova, que confirmaria o caso. De acordo com a Folha de São Paulo, esse teste já foi realizado e foi confirmada a presença do vírus. O Instituto Adolfo Lutz foi o responsável pelo teste.
Segundo o Ministério da Saúde, o caso do brasileiro será discutido na manhã desta quarta-feira (26) numa reunião entre os dirigentes da Pasta. Logo após será divulgado oficialmente o resultado do exame de contra-prova realizado no paciente.
O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, registrou em 25 de fevereiro a notificação do caso suspeito de um homem de 61 anos, que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está internado no hospital.
Segundo o Ministério da Saúde, no atendimento, o hospital "adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).