Opção de empréstimo da Caixa Econômica Federal será baseada no IPCA e entra em vigor nesta segunda-feira (17)
Entra em vigor nesta segunda-feira (17) a nova linha de crédito para empresas do setor da construção civil lançada pela Caixa Econômica Federal na quarta-feira (12). Ela será baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e atenderá apenas pessoas jurídicas. A novidade promete movimentar o setor da construção civil.
De acordo com a Caixa, as operações feitas por meio dessa nova linha de crédito terão taxas anuais de 3,79% para as empresas que optarem por receber o dinheiro no banco e 7,8% mais a variação do IPCA para as empresas que receberem o dinheiro em outro banco.
Na quarta-feira, ao anunciar a medida, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, declarou que o objetivo era oferecer mais alternativas ao setor da construção civil e descobrir qual é "mais eficiente".
O novo indexador estará disponível para dois produtos. O primeiro é o Apoio à Produção (com imóvel ainda na planta), que permite o financiamento do custo total da obra e possibilita aos clientes pessoa física o financiamento para comprar a unidade desde o início da construção do empreendimento.